Homossexualidade nas Escolas: as Concepções de Educadores acerca da Homofobia no Contexto Escolar

Autores

  • Cassiano Celestino de Jesus

Resumo

Recebido: 09/10/2014

Aprovado: 24/04/2015

Publicado: 30/04/2015

O silenciamento e/ou negação da diversidade sexual na escola contribui para o enaltecimento das manifestações de preconceitos, ocasionando uma série de conflitos e discriminações que vão desde diálogos, piadas e apelidos que denigrem a sexualidade, até exclusões e humilhações. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções de docentes acerca da diversidade sexual e incentivá-los a adotar medidas didáticas para acolher a diversidade sexual na escola e combater a homofobia. O método de análise de conteúdo temática nos permitiu evidenciar a escassez de discussões sobre sexualidade na formação docente e a existência de práticas homofóbicas na escola. Assim, as concepções do/as educadores/as acerca da homossexualidade podem influenciar na desconstrução de atitudes discriminatórias.

Palavras-chaves: Homossexualidade; Escola; Educadores/as

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Publicado

2015-06-04

Como Citar

de Jesus, C. C. (2015). Homossexualidade nas Escolas: as Concepções de Educadores acerca da Homofobia no Contexto Escolar. Boletim Historiar, (8). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/3712

Edição

Seção

Artigos