Announcements

CHAMADA DE ARTIGOS: DOSSIÊ ANTROPOFAGIA (100 ANOS DA SEMANA DE 22)

 

Nunca fomos catequizados. Vivemos através de um direito sonâmbulo. Fizemos Cristo nascer na Bahia. Ou em Belém do Pará.

Mas nunca admitimos o nascimento da lógica entre nós. (Oswald de Andrade, Manifesto Antropofágico, 1928)

 

Ainda que tenhamos tido precursores modernos antes deles, foi somente a partir do Movimento Modernista que a arte nacional fez intencionalmente uma incursão ao Brasil, numa ingestão e deglutição daquilo que se alimentava na Europa, misturada a uma busca por raízes de uma brasilidade, de um modo de ser. Isto se traduziu na temática cotidiana brasileira, na irreverência da forma e da estética, na recusa à subserviência ao estrangeiro, na valorização da cultura indígena e nacional, na incorporação antropofágica de si mesma para produzir algo de fato novo e representativo do que fosse representativo do país.

Custamos, entretanto, a deglutirmos antropofagicamente a filosofia importada para darmos criação à nossa. Ainda vemos a produção nacional do pensar como algo menor e com menos valor. Isto se materializa na constante referência e validação do saber que buscamos obter pela citação indefectível dos gregos, alemães e franceses. Mesmo as temáticas se voltam inexoravelmente àquelas propostas por filósofos de outros tempos e lugares. O Brasil e o agora não são dignos serem pensados como se a lógica não pudesse estar entre nós.

A REVISTA PROMETEUS incita os pensadores nacionais a refundarem a filosofia brasileira aos moldes do Manifesto Antropofágico e da Semana de Arte Moderna de 1922 que completará 100 longos anos em 2022, contribuindo com artigos a serem publicados no dossiê temático comemorativo: FILOSOFIA ANTROPOFÁGICA: DEGLUTINDO A NACIONALIDADE DO PENSAMENTO E DA CULTURA BRASILEIRA.

Sendo assim, os interessados deverão submeter suas propostas até o dia 07 de Novembro de 2021 para serem analisados.

As normas de publicação podem ser encontradas no site Prometheus – Journal of Philosophy (https://seer.ufs.br/index.php/prometeus )

 

Organizadores

Prof. Dr. Aldo Dinucci (UFS)

Prof. Dr. Leandro Gaffo (UFSB)