Sobre a Revista

 

  • Para conhecer as regras de submissão das diversas modalidades para a Revista TOMO assim como para saber sobre o processo de avaliação dos manuscritos, acesse o link “submissões”

     

  • A Revista TOMO ficou fechada para novas submissões durante os meses de abril, maio e junho de 2023 para ter suas regras atualizadas de acordo com as novas demandas da ecologia editorial. A partir de julho de 2023, a Revista TOMO conta com novas regras de submissão assim como de avaliação. Para mais detalhes, acesse o novo regimento da Revista TOMO clicando aqui.

 

 

Foco, Escopo e Missão

Foco:

A Revista TOMO é uma publicação em fluxo contínuo (rolling pass) e de acesso aberto (open access) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O primeiro número foi publicado em 1998 e, desde então, as sucessivas gestões editoriais têm se esforçado para disponibilizar contribuições cientificamente relevantes advindas de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. As línguas aceitas para publicação são o Português, o Inglês e o Espanhol. A revista segue os princípios e diretrizes da Ciência Aberta (Open Science).

Escopo:

O escopo temático da Revista TOMO é livre. O escopo analítico, ou seja, o perfil de referências bibliográficas dos manuscritos publicados deve pertencer principalmente ao campo da Sociologia em diálogo com as seguintes áreas afins: Antropologia, Ciência Política e Relações Internacionais. Os manuscritos submetidos para avaliação devem ser originais (exceto para os casos de preprints) e o primeiro autor deverá ter título de doutor. A Revista TOMO publica artigos livres, resenhas críticas, entrevistas, preprints e dossiês.

Missão:

1. A missão da Revista TOMO é servir como um instrumento para que o conhecimento produzido na área de Sociologia e áreas afins alcance tanto o público acadêmico quanto o público em geral.

2. A Revista TOMO também almeja ser uma Revista classificada nos extratos “As” do Qualis CAPES correspondendo assim à excelência do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe, classificado como nota 05 na avaliação da CAPES em 2023. Estamos quase lá. Já somos B1! 

3. Ser uma revista que segue os princípios da Ciência Aberta. (Open Science).

 

Perfil geral da Revista TOMO

 

  • Submissão em fluxo contínuo

  • O processo de avaliação é por pares
  • Publicação em fluxo contínuo (incluso dossiês)

  • Publica o mínimo de 25 artigos por ano

  • Exige que o primeiro autor do manuscrito seja doutor. Os demais autores deverão ter, no mínimo, título de mestres.

  • Publica em Português, Inglês e Espanhol

  • A cada ano, apenas 20% dos autores poderão ser da Universidade Federal de Sergipe

  • A Revista TOMO preza pela diversidade regional e institucional de seus autores

  • É uma revista de acesso aberto e gratuito

  • Publica Artigos Livres, Resenhas Críticas, Entrevistas, Preprints e Dossiês.

  • Adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0

  • Segue os princípios e diretrizes da Ciência Aberta

  • Possui o DOI

  • Requer apresentação do ORCID

  • Publica em PDF e mais recentemente em PDF/A, HTML, XML e EPUB 

  • Publica os pareceres dos artigos (desde 2021)

  • Estamos no DOAJ, DIALNET, LATINDEX e queremos entrar no SCIELO

  • Somos B1 na avaliação 2017-2020 da CAPES

  • Estamos no Google Scholar e temos o índice “h”

  • Estamos no twitter @REVISTA_TOMO

  • Estamos no Instagram: revistatomo

  • Estamos no Facebook: @tomorevista

 

Periodicidade

Até o ano de 2022 a Revista TOMO publicava no formato semestral. A partir de 2023, a Revista TOMO publica manuscritos em fluxo contínuo.

 

Financiamento

A revista TOMO é financiada e mantida com recursos do PPGS, da UFS e de órgãos de fomento à pesquisa. É gerida financeiramente pela Coordenação do PPGS.

 

Política de Acesso Livre e Taxas

Esta revista segue os princípios de Libre Open Access, como definidos pela plataforma DOAJ.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista Tomo não cobra taxas de seus colaboradores para a publicação de artigos.

 

Política de Direitos Autorais e Licença Creative Commons

A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:

Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.

Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). 

 

Norteadores Éticos

As diretrizes éticas da Revista TOMO estão presentes em todo o processo editorial e buscam seguir cuidadosamente tanto as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) assim como do Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, publicado pelo Scielo. A partir do ano de 2023, a Revista TOMO passou a utilizar a plataforma Turnitin para averiguação de plágio.

 

Política de Inclusão/Exclusão de Autores e Endogenia

A Revista TOMO adota como política a possibilidade de inclusão/exclusão de autores após a submissão do manuscrito, desde que devidamente justificadas ao editor. A Revista TOMO busca não estimular a endogenia ao permitir que apenas 20% de todos os manuscritos publicados no ano corrente sejam de pesquisadores vinculados à Universidade Federal de Sergipe.

 

Declaração de Originalidade

No processo de submissão, exceto para os casos de preprints, os autores devem encaminhar declaração de originalidade do conteúdo confirmando que o trabalho não foi publicado ou não está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou no eletrônico, assim como não representa conteúdo publicado na íntegra em anais de eventos científicos.

 

Declaração de Conflito de Interesses

A Revista TOMO solicita aos autores, no momento da submissão, que declarem se há qualquer tipo de conflito de interesse durante o desenvolvimento do trabalho que deu origem ao documento submetido à revista. Do mesmo modo, os avaliadores, ao receberem o convite para avaliação, também devem declarar caso haja algum tipo de conflito de interesse.

 

Política de Arquivamento

A Revista TOMO arquiva os seus artigos publicados tanto na plataforma OJS quanto no repositório online “google drive” a fim de preservar o seu histórico de publicação.

 

Sponsors

CAPES-CNPQ-FAPITEC