COMPOSIÇÃO E RIQUEZA DE FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM ÁREAS DE BORDAS E NO INTERIOR DE MATA FRAGMENTADA DE ECOSSISTEMA DE TRANSIÇÃO EM SIMÃO DIAS (SE)

  • Manoel Alves Rodrigo Centro Universitário UniAGES
  • Priscilla Morgana Ferreira Guimarães de Figueiredo UniAGES
Palavras-chave: Formigas. Armadilha do tipo pitfall. Fragmentos. Borda.

Resumo

Os ecossistemas de transição têm profundos efeitos sobre a dinâmica de espécies e comunidades em paisagens modificadas. Com a amplificação das taxas de desmatamento e fragmentação de floresta, muitas espécies estão expostas a estes habitats de borda. A maior exposição às bordas influencia o movimento de indivíduos através da paisagem, a interação entre espécies, a estrutura trófica da comunidade e os fluxos de recursos entre habitats. Nesse sentido, as formigas são fortemente associadas à vegetação e respondem rapidamente às variações ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a diferença na composição e riqueza de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em áreas de bordas e interior de mata fragmentada de um ecossistema de transição no município de Simão Dias (SE). Para isso, foram realizadas coletas em três momentos distintos (dezembro/16, janeiro e fevereiro/17). O procedimento metodológico de coleta foi através de armadilhas pitfall, que foram distribuídas em dois diferentes ambientes: (1) área de borda; e (2) interior da mata fragmentada. Foram coletado um total de 439 formigas, distribuídas em 6 subfamílias, 22 gêneros e 27 morfoespécies. Desta forma, os resultados permitem concluir que as áreas de bordas apresentaram maior riqueza e exclusividade de espécies quando comparada às áreas do interior da mata, desses ecossistemas estudados.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formigas. Armadilha do tipo pitfall. Fragmentos. Borda.

Biografia do Autor

Manoel Alves Rodrigo, Centro Universitário UniAGES

Manoel Rodrigo Alves Dos Santos, conhecido por Manoel, formado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário UniAGES, situada na cidade de Paripiranga-BA. Durante a graduação trabalhou com seguintes temas composição de formigas em ecossistemas de transição no município de Simão Dias-SE.

Publicado
2019-06-17
Seção
Artigo (Original, Técnico, Revisão)