Análise econômico-financeira da construção de tanques circulares para a aquicultura em sistema de circulação de água

  • Josenildo de Souza e Silva Universidade Federal do Piauí
  • Luis Gustavo Oliveira
  • Anisio Pereira-Neto
Palavras-chave: custos, tanques, aquicultura, sistema, circulação.

Resumo

Entendendo a realidade do nordeste brasileiro quanto à escassez de água e a demanda de produção de alimentos, o desenvolvimento de aquicultura em sistema fechado com sistema de circulação de água se apresenta com alternativa concreta para a produção de pescado com menor custo, uso racional de água, diminuição do aporte de resíduos, transformação dos detritos em fertilizantes para agricultura e edificações de tanques de menor custo do que os convencionais viveiros escavados e tanques-rede. Nesse contexto o trabalho atou com o método hipotético-dedutivo, experimentação e o uso de técnicas econométricas para analisar os custos e a viabilidade econômico-financeira da construção de tanques e desenvolvimento de aquicultura em sistema de circulação de água.

Os maiores custos de produção foram de construção das estruturas de cultivo que variaram de 18% (lona) a 30% (placas) do total do empreendimento. A ração flutuou entre 26% a 29% das inversões totais e a mão de obra se apresentou como o terceiro maior custo, porém o de forma se apresentou 5% mais barato, em função da redução de 3 dias de força de trabalho ao longo de sua montagem. Só foram encontrados ILs positivos para os tanques de placas e forma de concreto com índices bem superiores a taxa Selic. Os tanques de lona e piscina se mostraram inviáveis em todos os indicadores analisados e os de placa e forma de concreto, viáveis economicamente. O equipamento de forma de concreto mostrou maior valor da TIR (38%) e VAL/VLP (R$ 38.189,53) e consequentemente, melhor atratividade econômico-financeira.

Referências

Furlaneto, F. P. B.; Esperancini, M. S. T. Estudo da viabilidade econômica de projetos de implantação de piscicultura em viveiros escavados. Informações Econômicas. n.2, p. 5-11, v.39. 2009.

Helfrich, L. A.; Libey, G. Fish Farming in Recirculating Aquaculture Systems (RAS). Disponível em: <http://www.aces.edu/dept/fisheries/aquaculture/documents/recirculatingVT.pdf>. Acesso em: 07/09/2015.

Kubitza, F. Sistemas de Recirculação: Sistemas fechados com tratamento e reuso da água. Panorama da Aquicultura. Maio/junho, p 15-22. 2006.

Lazzarini Neto, S. Controle da produção e custos. São Paulo: SDF Editores, 1995.

Lopes, J. C. O. Técnico em Agropecuária – Piscicultura. EDUFPI, Piauí. 80p. 2012.

Martins, C.I.M.; Eding, E.H.; Verdegem, M.C.J.; Heinsbroek, L.T.N.; Schneider, O.; Blancheton, J.P.; Orbcastel, E. R.; Verreth, J.A.J. New developments in recirculating aquaculture systems in Europe: A perspective on environmental sustainability. Aquacultural Engineering Volume 43, Issue 3, November 2010, Pages 83–93.

Ministério Da Pesca E Aquicultura-MPA. Boletim estatístico da pesca e aquicultura. Brasília: MPA, 2011. p. 60.

OLIVEIRA, R. C. O panorama da aquicultura no Brasil: a prática com foco na Sustentabilidade. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v.2, n. 1. 2009.

Organização Das Nações Unidas Para A Agricultura E A Alimentação- FAO. O estado mundial da pesca e aquicultura. 2014. p.272.

Sabbag, O.J; Rozales, R. Dos R; Tarsitana, M.A.A; Silveira, A.N. Análise econômica da produção de tilápias (Oreochromis niloticus) em um modelo de propriedade associativista em Ilha Solteira/SP. Custos e Agronegócio. v. 3, n. 2, p. 86-100. 2007.

Seijo, J.C.; Defeo, O.; Salas, S. Bioeconomía pesquera. Teoría, modelación y manejo. FAO Documento Técnico de Pesca. No. 368. Roma, FAO. 1997. 176p.

Vitela, M. C.; Araújo, K. D.; Machado, L. S.; Machado, M. R. R. Análise da viabilidade econômico-financeira de projeto de piscicultura em tanques escavados. Custos e Agronegócio. n. 3, p. 154-173, v. 9. 2013. Disponível em: < http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v9/piscicultura.pdf> Acesso em: 24/10/2015.

Zhang, S.Y; Wu H.B.; Liu, X. G.; Tao, Y.H; Liu, H. An integrated recirculating aquaculture system (RAS) for land-based fish farming: The effects on water quality and fish production. Aquacultural Engineering, volume 45, Issue 3, November 2011, Pages 93–102.Jones (2011).

Publicado
2018-06-07