Edição Atual

v. 7 n. 14 (2019): Dossiê "Cidades, patrimônio e turismo: tecendo diálogos com a contemporaneidade, inovação e tecnologias"
Publicado: 2020-03-01

Dossiê: Cidades, Patrimônio e Turismo: tecendo diálogos com a contemporaneidade, inovação e tecnologias

Ver Todas as Edições
Prorrogado o prazo para envio de trabalhos para o Dossiê Arte e Gênero
 
Organizadoras:
Danielle Parfentieff de Noronha (DCOS/UFS)
Erna Barros (PPGS/UFS)
Maíra Ezequiel (PPGCINE/IACS/UFF)
 
A Revista Ambivalências prorrogou o prazo para envio de artigos para o dossiê Arte e Gênero. Com o objetivo de aproximar pesquisadoras e pesquisadores que se dediquem ao estudo de diferentes manifestações artísticas desde a perspectiva de gênero, este dossiê pretende reunir artigos que reflitam sobre a potência da arte como um espaço de produção, reprodução e consumo de (auto)representações, questionamentos, tensionamentos, subjetividades, memórias e lugares de fala outros, que promovam a construção de narrativas, discursos, sentidos e significados mais plurais e diversos. Pretendemos construir um diálogo entre trabalhos que debatam distintas experiências que buscam visibilizar e problematizar as relações de poder existentes em torno das diferenças (e desigualdades) vinculadas ao gênero e suas intersecções com outros marcadores sociais, como raça, classe e sexualidade. São bem-vindas pesquisas que dialoguem com as ciências sociais e discutam metodologias, teorias e práticas realizadas nas artes plásticas, no cinema e audiovisual, nas novas mídias, no graffiti, no teatro, na dança, entre outras formas de produção artística, e abordem diferentes temas, tais como processos identitários, protagonismo, corpo, violência, hegemonia, centro/periferia, decolonialidade, etc.

PRAZO PARA SUBMISSÃO:
 07/06/2020
 
Os artigos deverão ser enviados por e-mail para: revista.ambivalencias@gmail.com

DIRETRIZES PARA AUTORXS: https://seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/about/submissions#authorGuidelines
 
Sobre a Revista Ambivalências
 
A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.