Sobre a Revista

ISSN: 2318-3888
Qualis: B3

Breve histórico

Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGA-UFS), e tem como objetivo reunir e divulgar estudos e discussões em antropologia e suas interfaces com outras ciências e áreas do conhecimento. Criada em 2013, a revista Ambivalências era originalmente conduzida pelo Grupo de Pesquisa Processos Identitários e Poder. Desde fevereiro de 2024, a revista é editada pelo PPGA-UFS.

Foco e escopo

A Ambivalências aceita, para eventual publicação, artigos científicos, comunicações de pesquisa, ensaios, traduções, resenhas e entrevistas inéditos, na área da antropologia ou em suas interfaces com outras ciências e áreas do conhecimento, nas línguas portuguesa, espanhola, ou inglesa. Traduções (sempre para o português) devem ser autorizadas pelo autor e/ou editor originais. A revista publica ainda dossiês, que devem ser propostos com antecedência mínima de seis meses (ver Critérios para organização de dossiê). O envio dos artigos pode ser feito em fluxo contínuo, ou a partir de chamadas para publicação, e os trabalhos serão eventualmente publicados na edição semestral subsequente à finalização dos trâmites de avaliação, revisão e aceite.

Seções

Artigo
Tradução
Resenha
Entrevista
Dossiê

Avaliação pelos pares

Os textos submetidos à revista Ambivalências passam por uma avaliação inicial da comissão editorial, que pode solicitar correções e complementos, ou recusar, com a devida informação ao autor, trabalhos que fujam ao foco e escopo da revista, ou apresentem qualquer inadequação formal, a critério da referida comissão. Sendo admitida a submissão, serão solicitados no mínimo dois pareceres em sistema de duplo cego, ou seja, omitindo-se o nome dos pareceristas e também o nome dos autores perante os pareceristas. Havendo divergências entre as avaliações, outro especialista poderá ser consultado. Os pareceres servirão de subsídio para a comissão editorial, que detém a prerrogativa de decidir sobre a publicação do trabalho.

Política de acesso livre

A Ambivalências oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de democratização mundial do conhecimento. A Ambivalências permite que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, transmita-os como dados para software ou utilize-os para qualquer outro propósito legal, sem necessidade de registro do usuário para acesso ao conteúdo.

Critérios para organização de dossiê

A revista Ambivalências aceita propostas de até dois dossiês por ano, a serem eventualmente publicados em uma das edições semestrais. As propostas devem ser enviadas com, no mínimo, seis meses de antecedência da publicação da respectiva edição. A proposta deve estar alinhada à temática geral da revista Ambivalências, ou seja, estudos e discussões em antropologia, ou suas interfaces com outras ciências e áreas do conhecimento. As propostas de dossiê devem ser interinstitucionais, contemplando instituições de ensino e pesquisa de várias regiões do Brasil e, se possível, estrangeiras.

Os proponentes devem enviar, via plataforma da revista – Submissões > Fazer nova submissão > sessão Proposta de dossiê – uma ementa do dossiê, contendo justificativa, objetivos e descrição da proposta, além do nome, identificação institucional, ORCID, link do Lattes e e-mail dos organizadores. Ao menos um dos organizadores deverá ter o título de doutor. Caso a proposta seja aprovada pela comissão editorial, a revista realizará a chamada para publicação. Os artigos deverão ser enviados para a plataforma da revista na sessão específica do dossiê proposto, entrando em processo de avaliação, seguindo o procedimento usual da revista, e dentro dos prazos da edição semestral. O dossiê deve conter no mínimo seis e, no máximo, dez artigos.

Indexadores

Indexadores nacionais

Diadorim
LivRe
sumários.org

Indexadores internacionais

DOAJ
EZB
Google Scholar
latindex
LatinRev

Taxas para submissão e publicação

A revista Ambivalências não cobra taxas para submissão e processamento de artigos (APCs).

Licença de uso

A revista Ambivalências está licenciada com uma Licença CC-BY 4.0 Creative Commons, sendo permitida a distribuição, remixagem, ajustes e aperfeiçoamento dos trabalhos divulgados, até mesmo para fins comerciais, desde que seja dado o crédito à Ambivalências pela criação original. A licença pode ser consultada no endereço: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR