CHAMADA PARA O DOSSIÊ "ENQUADRAMENTO DE ESTADO E VIOLAÇÕES DE DIREITOS"

2018-02-26

Organizadoras: Juliana Farias (PPCIS/UERJ) e Juliana Vinuto (PPGSA/UFRJ)

NOVO PRAZO: 30/09/2018 

Na medida em que se atualizam as violações de direitos no Brasil, percebe-se uma ampliação das maneiras de pesquisar e tentar compreender o próprio fazer do Estado e suas rotinas administrativas. Para quem hoje empreende esforços investigativos nesse campo, os desafios metodológicos e teóricos são inesgotáveis – fator determinante para que a chamada deste dossiê fosse produzida. Serão acolhidos trabalhos sobre violências de Estado e violações de direitos; conflitos entre diferentes esferas estatais; formas de interlocução entre Estado e movimentos sociais; burocracia e rotinas de repartições públicas; questões éticas relacionadas ao fazer etnográfico nesses contextos de pesquisa.

Assim, este dossiê tem por objetivo fomentar um espaço de interlocução entre pesquisadoras/es interessadas/os em olhar para as formas de construção, agenciamento e ressignificação de normativas estatais, a fim de questionar a compreensão de um Estado enquanto instância coesa, evidente incontornável e incontestável, permitindo a problematização e o questionamento do mesmo enquanto centro emanador de poder. Análises envolvendo estado e processos de criminalização, brechas burocráticas, (des)territorialidades e checkpoints nas suas respectivas interfaces com raça e gênero são fortemente encorajadas a serem apresentadas.

Todos os artigos recebidos para o dossiê serão avaliados pelo sistema de "pares às cegas". 

As diretrizes para submissão online estão no link: https://seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/about/submissions#onlineSubmissions