DOSSIÊ “CINEMA & CONTEMPORANEIDADE: POLÍTICAS E POÉTICAS AUDIOVISUAIS”

  • Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia Universidade Federal de Sergipe
  • Paloma Ferreira Coelho Silva Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas). Pesquisadora do Grupo de Análise de Políticas e Poéticas Audiovisuais (GRAPPA/UERJ) e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP).
  • Debora Breder Universidade Católica de Petrópolis

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia, Universidade Federal de Sergipe
Professor do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe (DCS/PPGCINE/PPGA-UFS), pesquisador do Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais (GRAPPA) e do Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas (GERTS-UFS).
Paloma Ferreira Coelho Silva, Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas). Pesquisadora do Grupo de Análise de Políticas e Poéticas Audiovisuais (GRAPPA/UERJ) e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP).
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas)
Debora Breder, Universidade Católica de Petrópolis
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (PPGE/UCP) e pesquisadora do Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais (GRAPPA/UCP).

Referências

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

________________. A miséria do mundo. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

DUBOIS, Philippe. A linha geral (as máquinas de imagens). Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 9, № 2, 1999.

FRASER, Nancy. La justicia social en la era de la política de identidad: redistribución, reconocimiento y participación. Revista de Trabajo, ano 4, n. 6, ago- dez. 2008, p. 83-99.

MIGLIORIN, Cezar. Cinema e escola, sob o risco da democracia. In: FRESQUET, Adriana (Org.). Dossiê cinema e educação #1: uma relação sobre a hipótese de alteridade de Alain Bergala. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

Publicado
2019-10-02
Seção
Apresentação