EDUCAÇÃO PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR E DO PATRIMÔNIO PELAS COMUNIDADES DO ANTIGO QUILOMBO CABULA

Resumo

Este trabalho apresenta as ações dos projetos Turismo de Base Comunitária e Conteúdos Digitais nas escolas públicas, localizadas no antigo quilombo Cabula, em Salvador, Bahia, que objetivaram dialogar e construir conhecimento sobre educação para o desenvolvimento local por meio do turismo de base comunitária, que tem a cultura como alicerce para a sua construção. O diálogo sobre educação, desenvolvimento local, planejamento e gestão do turismo de base comunitária, cultura, identidade e comunidades populares se dá em contexto local onde os estudantes residem. Para tal, foi fundante a construção de conhecimento sobre a história, para geração de pertencimento e identificação com as suas origens.  Adotou-se metodologia participativa, mais precisamente a Pesquisa Aplicação, também conhecida por Design Based-Research (DBR). Realizaram-se oficinas, cursos e rodas de conversa sobre os temas. Os resultados tangíveis e intangíveis foram se dando no processo de mobilização para o turismo de base comunitária por meio da interação entre a universidade, as escolas e as comunidades de bairros populares.

Biografia do Autor

Katiane Alves, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Doutoranda e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPPGEDuC, da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, Campus I.

Francisca de Paula Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professora e pesquisadora da graduação em Turismo e Hotelaria e Programas de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC), Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pós-doutora em Educação, Universidade de Coimbra, Portugal.

Rita Cristina Coelho de Almeida Santiago, Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Formada em Magistério no ano de 1993, Pós-Doutoranda pelas UNEB, UFPA e PUCPR; Doutora em Difusão do Conhecimento - UFBA. Mestre em Teologia - Educação pelas Faculdades EST, São Leopoldo-RS. Especialista em Teologia Prática; Licenciada no Curso Letras/Inglês pela FTC; Graduada em Teologia e Licenciada em Sociologia pela IESCFAC-BA. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior; Possui experiência como professora de Metodologia da Pesquisa no STBNE e na Faculdade de Ciências e Teologia. 

Referências

BARRETO, Margarita. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000. (Coleção Turismo).

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

BRANDÃO, Rodrigues Carlos. Pensar a prática: escritos de viagem e estudos sobre a educação. São Paulo: Edições Loyola, 1984.

BRASIL. Instuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. – Brasília: Inep, 2018. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/RELATÓRIO+DO+SEGUNDO+CICLO+DE+MONITORAMENTO+DAS+METAS+DO+PNE+2018/9a039877-34a5-4e6a-bcfd-ce93936d7e60?version=1.26>. Acesso em 18 de setembro de 2019.

CHAVES, Débora Ribeiro. Educação ambiental na Escola Municipal Cabula: processos de valorização, mobilização e articulação entre escola, comunidade e instituições públicas em prol do horto florestal do Cabula. (Dissertação de Mestrado), Salvador, UNEB, 2016.

COSTA NOVO, C.B.M. Turismo de base comunitária na Região Metropolitana de Manaus (AM): caracterização e análise crítica. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Gradução em Geografia Humana da USP, 2011.

DUBAR, C. La crisis de las identidades. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2002.

ENGUITA, Mariano Fernandez. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1989.

FILHO, Eudaldo Francisco dos Santos; ALVES, Janaína Bastos. A Tradição oral para povos africanos e afrobrasileiros: relevância da palavra. Revista da ABPN, v. 9, ed. Especial - Caderno Temático: Saberes Tradicionais, dezembro de 2017, p.50-76.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2005

___________, História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

GOMES, Flavio dos Santos. Um Recôncavo, dois sertões e vários mocambos: quilombos na capitania da Bahia (1575-1808). Revista História Social. Campinas, n. 2, p. 25-54, 1995.

IMBERNÓN, Francisco. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.

LINKE ,Paula Piva. Manifestações populares: cultura, memória e patrimônio, Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho 2011.

Disponível em:<http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300742228_ARQUIVO_MANIFESTACAOESPOPULARESCULTURA,MEMORIAEPATRIMONIO.pdf> Acesso em: 10 de out. 2019.

MARTINS, Luciana Conceição de Almeida. História Pública do quilombo do Cabula: representações de resistências em museu virtual 3D aplicada à mobilização do turismo de base comunitária. 2017, 311f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Projeto Conteúdos Digitais nas Escolas. Salvador: UNEB-FAPESB, 2012.

MURGUIA, Eduardo I. ; YASSUDA, Silvia N. Patrimônio histórico-cultural: critérios para tombamento de bibliotecas pelo IPHAN. v.12, n.3, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL, Agenda 2030. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Disponível em:<https://nacoesunidas.org/pos2015/ >. Acesso em: 20 de set. 2019.

PENA, João Soares. A especulação imobiliária chega à periferia urbana de Salvador: origens e perspectivas do Cabula sob a ótica da habitação. (Monografia). Salvador, 2010.

SILVA, Francisca de Paula Santos da, et al. Cartilha (in) formativa sobre Turismo de Base Comunitária “O ABC do TBC”. Salvador: EDUNEB, 2012.

SILVA, Francisca de Paula Santos da; MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SÁ, Natália Silva Coimbra de. Turismo de base comunitária no antigo Quilombo Cabula. Caderno Virtual de Turismo, vol. 16, n. 2, abril, 2016, p. 79-92 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil.

SILVA, Francisca de Paula Santos da. Projeto TBC nas Escolas. Salvador: UNEB-FAPESB, 2012.

SILVA, Rosalina Carvalho da; SIMON, Cristiane Paulin. Sobre a diversidade de sentidos de comunidade, PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 36, n. 1, pp. 39-46, jan./abr. 2005.

TÖNNIES, F. Community & Society. New York: Harper e Row Publishers, 1963.

Publicado
2020-03-01