ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL NO ALTO VALE DO JEQUITINHONHA – ARTESANATO E TURISMO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v7n14p57-76

Resumo

Espaços como o Vale do Jequitinhonha carregam consigo ingredientes que combinam verti- calidades e horizontalidades, sociedade e ambiente, drama e esperança. Nesse sentido, bus- camos traduzir o Alto Vale do Jequitinhonha Mineiro enquanto espaço de combinações entre a pobreza no rural - explorada pelas verticalidades da atividade canavieira de São Paulo - e a riqueza do rural - aflorada pelas horizontalidades traduzidas pela arte das “viúvas de maridos vivos” da Comunidade de Coqueiro Campo, município de Turmalina. Para isso, utilizamos a perspectiva da formação sócio-espacial, como opção de método, para se pensar a espa- ciologia daquele lugar, ou seja, de que forma ocorrem as interações entre diferentes escalas e, de que forma afloram novos tipos de organizações sócio-produtivas enquanto estratégias de superação de um drama histórico, impulsionado pelo que intitulamos “externalidades hegemônicas”. Cabe destacar que, esse movimento têm contribuído para a manutenção de duas faces do desenvolvimento local, uma atrelada à transferência garantida e minguada de renda das atividades de colheita da cana, e outra, mais recente, que é resposta e grito, da transformação do barro em arte nas “Bonecas do Vale”, carregadas do mineral e do drama, particulares da região. Esse artesanato, entendido aqui como o terroir do Alto Vale, tem impulsionado o turismo a partir da hospedagem solidária e da vivência com as práticas de coleta e manipulação do barro. Peças e histórias que já conquistaram reconhecimento internacional e têm contribuído para o resgate da esperança e para a formação de importante fatia de renda às famílias camponesas-artesãs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Bertholi, unimontes

Professor de Geografia Agrária do Programa de Pós Graduação em Geografia do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Possui Doutorado em Geografia pela UFSC, área de Desenvolvimento Regional e Urbano, com pesquisa sobre a categoria do Desenvolvimento na perspectiva teórica e metodológica da Formação Sócio-Espacial. Desde 1996 atua como professor da grande área de Geografia, em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Referências

CENSO ESCOLAR/INEP – 2015. In: http://academia.qedu.org.br/censo-escolar/notas-tecni- cas/ Consultado em 08/02/2017.

DUTRA, Italo Modesto. (org) Et al. Trajetórias criativas : jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental : uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autonomia : caderno 7 : iniciação científica. Brasília : Ministério da Educação, 2014.

FETAESP – Federação dos trabalhadores da agricultura do estado de São Paulo – 2013.

GHIZZO, Márcio Roberto; ROCHA, Márcio Mendes. Contextualização dos estudos de mo- bilidade da população nas Ciências Humanas. Espaço Plural • Ano IX • Nº 18 • 1º Semestre 2008 (101-110)

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Território e Migração: discussão conceitual na Geografia. São Paulo: USP (mimeo), 1999.

OLIVEIRA, Ricardo Antunes Dantas de. Mobilidade Espacial dos Cortadores de Cana: Dimensões e Significados Recentes. In: O Mundo do Trabalho. Revista Pegada. Vol 16 – n.1. Unesp, 2015.

Órfãos da cana' repetem roteiro dos pais e partem para SP em busca de sustento (Reportagem) In: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/04/15/internas_economia,951762/orfaos-da-cana-repetem-roteiro-dos-pais-e-partem-para-sp-em-busca-de.shtml acesso em outubro de 2019.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978. https:// www2.ufmg.br/polojequitinhonha/O-Vale/Sobre-o-Vale - acessado em 08/02/2017

A Natureza do Espaço – Técnica e Tempo, Razão e Emoção. EDUSP, São Paulo, 2006.

Terroir: conceito de. https://dicionario.reverso.net/frances-definicao/terroir/forced acesso em outubro de 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-01