(TRANS)FORMAÇÕES JUVENIS

VIVÊNCIAS E DESAFIOS NAS CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADES TRANS EM CONTEXTOS FAMILIARES E ESCOLARES

Resumo

Desmistificar as identidades excluídas, por não se ‘enquadrarem’ na lógica (perversa) da heterocisnormatividade é o principal objetivo desse estudo. Partindo da (re)construção de ‘novas verdades’, para que as pessoas que subvertem os ‘modelos privilegiados’ definidos e legitimados não permaneçam apagadas, silenciadas e frequentemente violentadas. Com abordagem epistemológica crítica e metodologia qualitativa, o artigo é produzido a partir das narrativas de três jovens trans de 18 a 24 anos - únicas pessoas com identidades trans numa determinada escola de porte especial do Subúrbio Ferroviário de Salvador-Ba. O instrumento de pesquisa foi entrevista, com enfoque nas histórias de vida acerca de suas experiências identitárias e relacionais, associada à observação participante. Conclui-se que debater as diversidades é determinante no processo educativo, afigurando-se ponto crucial, pois assegura que o sistema de ensino-aprendizagem seja permeado pelos princípios fundamentais da igualdade, da alteridade e da dignidade da pessoa humana.   

Biografia do Autor

Pollyanna Rezende-Campos, UCSAL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea na Universidade Católica do Salvador, integrante do Núcleo de Estudos sobre Direitos Humanos (NEDH/UCSAL) e do Núcleo de Pesquisas em Culturas, Sexualidades e Gêneros (NuCUS/UFBA). Professora da Rede pública do Estado da Bahia, atuando na educação básica – Ensino Fundamental II e Ensino Médio. http://lattes.cnpq.br/8722071137157166

Vanessa Cavalcanti, Universidade Católica do Salvador

Pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca, Espanha. Doutora em Humanidades pela Universidade de León. Professora nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA) e Família na Sociedade Contemporânea na Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre direitos Humanos (NEDH/UCSAL). http://lattes.cnpq.br/6538283866214716

Publicado
2021-08-28
Seção
Dossiê “Nossos Corpos de Todos os Dias" (Parte 01)