FESTAR E APRENDER

ETNOGRAFIA DE UMA CASA NOTURNA, NA PERSPECTIVA DE AMBIENTE EDUCATIVO, SEXUALIDADE, GÊNERO, CORPO E DIVERSIDADE

Autores

  • Lucas Matias da Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Flavia de Mattos Motta Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v9n17p152-178

Resumo

Este estudo teve como propósito investigar as pedagogias presentes nas práticas sociais relacionadas à casa noturna, denominada 1007, localizada no município de Florianópolis - SC. A balada surgiu no ano de 2009 começando a funcionar como boate e prostíbulo ao mesmo tempo. Desta forma, a casa incorpora valores e uma cultura que compartilha com seus frequentadores através de pedagogias diversas, criando assim um ethos do 1007. Este artigo se organiza da seguinte maneira: como o ambiente se estrutura, expondo todos os ambientes e espaços; caracterização do público frequentador; e a partir disso, realizou-se uma análise de como estes ambientes, estabelecimento e público produzem pedagogias, utilizando-se de discursos, performances, a cultura e valores operantes no 1007, resultando em construção de corpo, gênero e sexualidade no espaço em questão, envolvendo principalmente a comunidade LGBT+. A pesquisa foi realizada, em 2015, utilizando método da etnografia, combinada a um questionário online realizado com frequentadores da balada e uma entrevista semiestruturada com o proprietário da casa noturna e também com funcionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Matias da Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Flavia de Mattos Motta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). `Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde integra o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF).

Downloads

Publicado

2021-08-28

Edição

Seção

Dossiê “Nossos Corpos de Todos os Dias" (Parte 01)