A REPRESENTAÇÃO DA ALMA FEMININA NO IMAGINÁRIO DOS POVOS DA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n19p254-282

Resumo

Este estudo assume o propósito de desvelar os sentidos e significados da alma feminina, sua importância e influência aos estudos de gênero, buscando investigar e evidenciar o princípio ou o eterno feminino que circunda as práticas sociais das mulheres, o qual por via da alteridade e empatia inspira um ethos de Bem Viver com a natureza, assentado nas bases da cultura material e imaterial dos povos tradicionais da Amazônia. A metodologia, ancorada numa perspectiva fenomenológica e rizomática de conhecimento, concentrou-se nas técnicas metodológicas que incluíram fontes secundárias cotejadas com imagens, pinturas, poemas e canções, que se somaram à entrevista profunda. Os principais resultados revelaram que a alma feminina na Amazônia se revela como um feminino ancestral que entremeia a vida humana com a tríade terra, floresta e água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adson Manoel Bulhões da Silva, UFAM

Possui graduação em Pedagogia, Filosofia e História, possui especialização Docência do Ensino Superior, em Literatura, Língua Portuguesa e Artes pela Universalidade Federal do Pará (UFPA), é Especialista em Ética Educação e Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), é Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), e Doutor em sociedade e cultura na Amazônia (UFAM). É membro do grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social (Gepos). Atualmente atua como professor de Ensino Médio na rede pública e particular e como professor do Ensino Superior atua na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Faculdade Pan Americana(FPA). Possui vasta experiência na área de Filosofia, História, Sociologia e Pedagogia.

Caroline do Socorro Silvestre Oliveira, UFAM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSS-UFAM). É membro do grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (GEPOS-UFAM). Servidora pública na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC-AM), onde leciona: Língua Portuguesa, Redação e Literatura.

Downloads

Publicado

2022-09-30