REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IMIGRANTES LATINO-AMERICANOS EM ESPANHA SOBRE IMIGRAÇÃO E IMIGRANTES

Autores

  • Giovanna Barroca Moura Universidade de Coimbra & CEMRI/UAb
  • Natália Ramos Universidade Aberta, CEMRI, Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v6n11p215-241

Resumo

Este estudo se fundamentou na Teoria das Representações Sociais (TRS), debruçando-se sobre o contexto de vida de imigrantes latino-americanos que vivem na cidade de Valência/ES. O objetivo desta pesquisa, foi apreender as representações sociais (RS) dos imigrantes latino-americanos (argentinos, colombianos, bolivianos, brasileiros e equatorianos) residentes na cidade de Valência (Espanha) sobre os construtos: imigração e imigrante. Participaram 386 imigrantes latinos que responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras e a um questionário sócio demográfico. Os resultados revelaram que as RS sobre a imigração incidiram sobre “dinheiro, trabalho, experiência, interculturalidade, viajar, partir, racismo, solidariedade, oportunidade, mudança, país, economia, superação” e, neste contexto, imigrante surge como sinônimo de “economia, aprendizado, benefício, forte, triste, viajante, lutador”. Conclui-se que as RS possibilitam melhor conhecimento sobre as atividades simbólicas, afetivas e cognitivas dos imigrantes em seu processo de interação social. Espera-se que tais resultados contribuam para os estudos das migrações no âmbito internacional, favorecendo mudanças positivas ao nível das práticas e políticas públicas para estes grupos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Barroca Moura, Universidade de Coimbra & CEMRI/UAb

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de Coimbra. Mestre  em Cooperación al Desarrollo pela Universidade de Valência (Espanha, 2011), com revalidação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), especialização em Saúde Mental pela Faculdade Integrada de Patos (2009), bacharelado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2008), licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professora de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Natália Ramos, Universidade Aberta, CEMRI, Lisboa.

Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. Coordenadora Científica do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturai- CEMRI/UAb. Investigadora Responsável do Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento/CEMRI/UAb. Psicóloga. Doutorada em Psicologia Clínica e Intercultural pela Universidade de Paris V, Sorbonne.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Edição

Seção

Dossiê: Migrações, Interculturalidades e Direitos Humanos