Revista Curiá: Múltiplos Saberes

Curiá é uma expressão popular, sobretudo no Nordeste, oriunda do verbo curiar, que significa observar, espionar, brechar, olhar, procurar, etc. Ainda como palavras relacionadas podemos citar: curioso, fofoqueiro, curiando, abelhudo, intrometido, enxerido, bisbilhoteiro e xereta.

É nos apoderando de todos esses sentidos que propomos a Revista Curiá: múltiplos saberes, como uma forma de curiá as diversas dimensões da cultura. É uma revista de popularização da Ciência e tem como objetivo geral promover a divulgação, disseminação e democratização dos saberes no campo das diversas dimensões da cultura, tais como: Ciências, Tecnologias, Artes, Saberes Populares e Saberes Tradicionais. A Revista Curiá tem publicação semestral na versão online (ISSN 2446-693X) e anual na impressa (ISSN 2446-6565).

A revista está dividida em duas seções: Seção I - Curiando pelos múltiplos saberes e Seção II – Bate-papo (im)pertinente.

A primeira seção, Curiando pelos múltiplos saberes, tem como objetivos: a) tornar acessíveis ao público em geral, de maneira especial ao público escolar, os conhecimentos produzidos no campo das Ciências, Tecnologias e Artes; e b) divulgar e promover conhecimentos populares e tradicionais com vista ao diálogo entre as diferentes formas de produção de conhecimentos.

Ainda nessa seção, é aberto espaço para curiá pelo mundo da OCMEA, promovendo, assim, a divulgação dos conhecimentos produzidos no âmbito das ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Campus Prof. Alberto Carvalho da UFS por meio da realização das OCMEA. É uma forma de contribuir com a melhoria do ensino na Educação Básica e na Educação Superior e de proporcionar uma compreensão da realidade social de Sergipe, especialmente do Agreste e do Sertão sergipanos.

A segunda seção – Bate-papo (im)pertinente – é pensada para quem desejar submeter entrevistas com sujeitos que de alguma forma estão ligados à disseminação dos diversos saberes, sejam eles mais acadêmicos ou mais populares.

A revista é fruto das ações desenvolvidas no decorrer dos nove anos de realização do projeto Oficinas de Ciências, Matemática e Educação Ambiental (OCMEA), no Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na cidade de Itabaiana - SE. O projeto tem como financiador a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do estado de Sergipe (FAPITEC-SE).


v. 1, n. 1 (2015): REVISTA CURIÁ: MÚLTIPLOS SABERES


Capa da revista