Chamada para publicação de artigos em fluxo contínuo

1.      DIRETRIZES PARA AUTORES

Os textos devem ser ARTIGOS ORIGINAIS (INÉDITOS) ou ARTIGOS DE REVISÃO (INÉDITOS). Os trabalhos deverão ser redigidos em linguagem técnica, com extensão mínima de 10 páginas e, no máximo 15 páginas. O Conselho Editorial se reserva o direito de não publicar os trabalhos que não observem os referidos parâmetros. As Resenhas de Livros não poderão exceder o limite de 10 páginas. Os trabalhos serão submetidos para a apreciação do Conselho Editorial da Revista que, mediante prévio parecer do Conselho Consultivo, acatará ou não a publicação, através do sistema de avaliação por pares, double blind review, avaliação cega (SENDO QUE O PRAZO MÁXIMO PARA AVALIAÇÃO É DE 90 DIAS - a contar da data de submissão do texto).  A decisão será comunicada, via e-mail para os autores.

Os artigos serão examinados pelos membros da comissão científica ou conselheiros Ad hoc, levando-se em consideração os seguintes critérios: a) relevância científica; b) originalidade do trabalho na produção brasileira e internacional; c) fundamentação teórica e prática; d) ênfase no caráter crítico e na missão editorial do periódico; e) precisão técnico-científica do conteúdo apresentado. Cada texto receberá um parecer contendo as seguintes recomendações: a) indicar para publicação; b) indicar para publicação, desde que efetuadas as revisões indicadas; c) negar a publicação. Cada trabalho será examinado por três diferentes pareceristas. Os critérios que embasarão a análise serão: a) relevância científica, b) originalidade, c) concisão e clareza nos textos apresentados. As informações e conceitos emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. O periódico terá periodicidade semestral. Os trabalhos deverão ser entregues, exclusivamente, em via eletrônica, no campo específico do site, sob pena de o trabalho não ser aceito para análise.

Em caso de textos, cujo objeto da pesquisa pressuponha a necessidade de aprovação pelo "Comitê de Ética", este será considerado quesito prévio essencial, deve haver primeiramente tal submissão como condição de avaliação de respectivo texto, sendo certo que não havendo tal aprovação o mesmo ficará absolutamente prejudicado, sendo impedida sua tramitação no processo de avaliação.

2.      CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

2.1  Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  • O autor principal do texto deverá ter formação em nível de doutorado. Deverá ter cadastrado e atualizado o Currículo Lattes e seu registro ORCID.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Declaração de Conflitos de Interesses deve ser incluída em “Comentários ao editor”. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que não são completamente aparentes, mas que podem influenciar seus julgamentos sobre o que é publicado. O conflito de interesses pode ser de ordem pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro. Os interesses financeiros podem incluir: emprego, consultorias, honorários, atestado de especialista, concessões ou patentes recebidas ou pendentes, royalties, fundos de pesquisa, propriedade compartilhada, pagamento por palestras ou viagens, consultorias de apoio de empresas para pessoal.
  • Quando os autores submetem um artigo, devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.
  • O autor está ciente que os artigos encaminhados, na hipótese de aprovação, poderão ser publicados nos próximos números da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, mantendo sua disponibilidade ou informando sua desistência com antecipação.
  • As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

2.2   O arquivo da submissão deverá estar salvo em formato DOC ou DOCX.

2.3  URLs para as referências serão informadas quando necessário.

2.4  O texto usa uma fonte de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

2.5  O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

2.6  Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

2.7  O texto original será aceito em Português, Espanhol ou Inglês. Caso o autor não possa enviar a tradução integral para a segunda língua (que será Inglês ou Português), a editoração da Revista Cajueiro oferecerá o recurso da tradução automática.  

2.8  O autor aceitará impreterivelmente a licença Creative Commons, atribuída individualmente ao seu artigo, concordando com tal condição ao candidatar-se à publicação na Revista Cajueiro.

 

3.      OBJETIVO E POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Cajueiro é editada pelo PLENA: Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa, em formato eletrônico. É publicada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da Universidade Federal de Sergipe. Se trata de um periódico científico semestral, que tem como objetivo principal promover a difusão, democratização e fortalecimento das pesquisas em Ciência da Informação, com ênfase na contemplação dos objetos e objetivos referentes à formação de leitores e da cultura da leitura, em todos os seus aspectos e ambientes sociais, assim como observar as repercussões positivas dos hábitos e gostos leitores na sociedade. Visa também ampliar o diálogo com a comunidade científica internacional e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, nos caminhos da leitura.  

3.1  Todas as contribuições serão submetidas à avaliação da comissão editorial, que levará em conta tanto a adequação ao perfil e à linha editorial da revista quanto o conteúdo e a qualidade dos trabalhos. Alguns dos formatos (Artigos, Ensaios, Resenhas) serão avaliados também por pareceristas da área do trabalho após serem aprovados pela comissão editorial.

3.2   A Revista Cajueiro publicará trabalhos redigidos em Português, Inglês e Espanhol. Eventualmente, serão aceitos trabalhos em francês, nesse caso a avaliação do trabalho e a viabilidade da publicação serão avaliados pela comissão editorial, sendo que as traduções solicitadas ou viabilizadas com recursos automáticos serão respectivamente em Português e Inglês.

3.3  A remessa espontânea de qualquer colaboração inédita implica automaticamente a cessão de direitos autorais (reprodução/divulgação) à A Revista Cajueiro. Reservados os direitos da revista, fica autorizada a circulação posterior desses trabalhos em suporte digital ou outras mídias e suportes, sob a condição de que seja mencionada a publicação original na Revista Cajueiro. Publicações posteriores do mesmo trabalho em outras línguas necessitam de autorização prévia da Revista Cajueiro e identificação da fonte (eliminando o caráter inédito da nova publicação).

3.4  Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da comissão editorial.

 

4.      SEÇÕES

 

A Revista Cajueiro aceita em fluxo contínuo contribuições às seguintes seções:

v  Artigos de Revisão

o   Dissertações e Teses (Ciência da Informação e Áreas Afins)

v  Artigos originais e Ensaios

o   Documentação e Gestão da Informação

o   Formação do Leitor e Cultura da Leitura

o   História e Cultura Editorial

o   Leitura Pública, Equipamentos, Diretrizes e Políticas

o   Mediação de Leitura e Letramento

o   Narrativa Sequencial Gráfica em análise

o   Temática Interdisciplinar em Ciência da Informação

v  Biografia

v  Cartas (sem indexação nem DOI)

Colunas

o   Advocacy & Lobby

o   Opinion Paper

v  Comunicação Científica

v  Entrevistas

v  Estudos de Caso e Relatos de Pesquisa

v  Homenagem

v  Narrativa Sequencial Gráfica em exposição

v  Programas e Projetos Nacionais e Internacionais

v  Recensão

v  Resenhas

 Atenção: NÃO RECEBEMOS TRABALHOS IMPRESSOS, seja via correio ou em mãos. SOMENTE RECEBEREMOS ATRAVÉS DE NOSSO PORTAL. Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail <revistacajueiro@gmail.com>.


5.      FORMATAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES

 

5.1  Originais para candidatura: Devem ser inéditos, indicar título, resumo entre 200 e 250 palavras e um elenco de 4 palavras-chave (separadas por ponto). Os trabalhos devem ter no máximo 8.000 palavras, incluídas as referências e notas. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial. 

5.2  Avaliação Formal:  O Artigo ou Ensaio que estiver dentro das normas citadas acima será avaliado pela comissão editorial e, sendo aprovado, seguirá para avaliação de dois/duas pareceristas da área. O resultado dos pareceres poderá ser: “Publicação sem revisão”; “Publicação após pequenas revisões estilísticas ou textuais”; “Publicação somente após revisões substantivas”; ou “Rejeição”. Caso os pareces sejam divergentes, a comissão poderá enviar o trabalho para um(a) terceiro(a) parecerista da área.

5.3  Avaliação Qualitativa:  A qualidade do texto e suas traduções será avaliada pela comissão editorial. É recomendável que antes de submetê-la os(as) autores(as) a façam passar por uma revisão técnica particular, preferencialmente um professor doutor com familiaridade com as proposições teóricas do texto. 

5.4  Informes: A Revista Cajueiro publica informes de instituições relacionadas à Ciência da Informação e áreas afins, como programas de pós-graduação, associações, grupos e núcleos de pesquisa etc, em sua Seção Cartas. Recomenda-se que os informes apresentem a instituição de forma sucinta e informativa para os leitores, em textos que não devem ultrapassar 1.200 palavras.

5.5  Formatação: Os trabalhos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). Em caso de dúvidas, pode ser consultado como exemplo um número já publicado da Revista Cajueiro, salvaguardada a atualização das normas técnicas. Quanto mais próximo do formato de publicação, mais rápida será a viabilização da publicação.

5.6  Notas: As notas são enquadradas pelo padrão da norma ABNT NBR 10520. Devem ser incluídas no rodapé da página e se restringir ao mínimo possível, destinando-se preferencialmente a prestar esclarecimentos ou fazer considerações que não caibam na sequência lógica do texto.

5.7  Referências: As referências das fontes consultadas devem vir preferencialmente ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo as normas da ABNT NBR 6023/2018.

 

 

 

 

6.      PASSO A PASSO COMO SUBMETER OS TRABALHOS VIA PORTAL

 A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo site. Acesso <https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/login> em uma conta existente ou registrar <https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/user/register> uma nova conta.

 Ao fazer o login, sua comunicação será direcionada à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos. O(a) autor(a) deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho. Os campos de preenchimento facultativo serão indicados.

6.1  Cinco Passos

 

A.    Início: escolha da Seção, aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o(a) Editor(a) (opcional).

B.     Transferência do Manuscrito. Anexar o trabalho (em formato .doc, .docx) no site e clicar em Transferir.

C.     Inclusão de MetadadosInformações sobre os(as) Autores(as), Inclusão de Autor(a) (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências.

D.    Transferência de Documentos Suplementares. Quando as ilustrações, gráficos ou tabelas se apresentarem com tamanho impeditivo ou outra condição extraordinária, pode-se utilizar esse recurso para enviá-los.

E.     Confirmação: verificar os passos anteriores e concluir submissão.

 

6.2  Política de Privacidade


Todos os dados pessoais informados à Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.