Narradores do autor-Jornalista
Resumo
Ensaio cujo tema da técnica da entrevista jornalística e seu registro são analisados do ponto de vista da finalidade informativa entremeada pelo estilo pessoal e gênero literário. Como pano de fundo da discussão, a autora reflete sobre sua própria produção jornalística, de ensino e pesquisa, espelhando-se na obra literária de seu tio-avô, Alexandre Herculano, um dos consagrados escritores da literatura portuguesa. Como considerações finais, verifica que é preciso lembrar, refletir e sentir, antes de definir, pois a função informacional do texto de apoia no terreno movediço da narrativa e da memória, fazendo do escritor aquele que irá atribuir sentidos e direcionar o diálogo entre o leitor e sua obra.Referências
BEIRANTE, Cândido. A ideologia de Herculano. Santarém, Portugal, edição da Junta Distrital, 1977.
CANDIDO, Antônio, AVILA, Affonso, GULLAR, Ferreira. Literatura e sociedade: mesa redonda publicada na revista Letra nº 2 da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1984.
HERCULANO, Alexandre. Eurico, o Presbítero. Lisboa: Bertrand Editora, 2011. (Coleção Clássicos da Literatura Portuguesa). Nota: A edição antiga referida no texto também foi publicada pela Bertrand, já em 41ª edição, sem data, e foi dedicada à Cremilda Medina nos anos 1950.
HERCULANO, Alexandre. Eurico, o Presbítero. Lisboa: Livraria Bertrand, s/d. Nota: Edição que foi oferecida pelo tio da autora deste ensaio na década de 1950.
MEDINA, Cremilda A arte de tecer o presente, narrativa e cotidiano. São Paulo, Summus Editorial, 2003.
MEDINA, Cremilda Entrevista, o diálogo possível. São Paulo, Editora Ática, 1986, primeira edição.
MEDINA, Cremilda. Atravessagem, reflexos e reflexões na memória de repórter. São Paulo, Summus Editorial, 2014.
MEDINA, Cremilda. Povo e personagem. Canoas, Editora da ULBRA, 1996.
MEDINA, Sinval. Memorial de Santa Cruz. Porto Alegre, 1ª edição, Mercado Aberto, 1983.
MEDINA, Sinval. Tratado da altura das estrelas. Porto Alegre, Editora da PUC/RS e do Instituto Estadual do Livro, 1997. Em 2014, a EdiPUCRS reeditou o romance numa edição comemorativa de livros premiados nos 25 anos da editora gaúcha.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa, Publicações Instituto Piaget, 1989.
Copyright (c) 2018 Cremilda Celeste de Araújo Medina

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).