Moby Dick em um novo olhar: A adaptação da obra de Herman Melville na Coleção Classic Illustrated
Resumo
O artigo tem como principal objetivo estudar as estratégias e mecanismos de adaptar uma obra literária clássica, distante do tempo em que foi originalmente escrita, para a forma de histórias em quadrinhos no século XX, o fazemos dando destacada importância ao novo momento histórico em que a obra é reinterpretada. Buscamos aqui relacionar particularidades linguísticas, históricas e estéticas só possíveis no formato de história em quadrinhos com o texto original proposto por Melville, para tanto nos apoiamos nas teorias de Norbert Elias sobre o impacto histórico e cultural que os costumes, vestimentas, hábitos e relacionamentos tem em cada sociedade.
Referências
COSTA, C. A Revista no Brasil do Século XIX : a história da formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro. São Paulo: Alameda, 2012.
ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1990.
ELIAS, N. O processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1994a. 1 v.
MELVILLE, H. Moby-Dick Deluxe Edition. New York: Penguin Books, 2009.
MODENESI, T. V. As charges educando no segundo reinado do império brasileiro. Imaginário!, v.1, p.91 - 114, 2014. Disponível em: <http://www.memorialhqpb.org/ebooks/imaginario-06-pdf/4-thiagomodenesi.pdf> Acesso em 11 de novembro de 2018.
MODENESI, T. V.; CASELLA, R. A. N. Historietas peruanas e a tradição incaica. Estudos Teológicos (Online)., v.56, p.85 - 97, 2016. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/2739> Acesso em 11 de novembro de 2018.
MODENESI, T. V.; SOUZA, E. F.; MENEZES, V. G. A revista illustrada educando para a república. Discursos Fotográficos., v.20, p.231 - 252, 2016. Disponível em: Acesso em 11 de novembro de 2018.
SIENKIEWICZ, B.; MELVILLE, H. Moby Dick (Classic Illustrated). New York: First Comics, 1990.
SOUZA, E. F.; MODENESI, T. V. Quadrinhos e charges de Angelo Agostini educando na perspectiva abolicionista. Protestantismo em Revista., v.36, p.127 - 137, 2015. Disponível em: < http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2457> Acesso em 11 de novembro de 2018.
Copyright (c) 2018 Thiago Vasconcellos Modenesi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).