Biblioteconomia Pública: Experiência de Ensino-Aprendizagem
Resumo
Apresenta os resultados de ensino-aprendizagem vivenciados em disciplina de Biblioteconomia Pública, ministrada na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com ênfase a visita à Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras. Relata a metodologia utilizada pelos docentes, bem como a narrativa construída pela discente a partir do exercício de uma observação e registro em diário de campo. Com o relato da experiência pedagógica na universidade pública, espera-se dar visibilidade e valorizar a temática que envolve a Biblioteconomia Pública, bem como a importância do diálogo, do estímulo ao olhar atento e sensível e a vivência de alunos e alunas de Biblioteconomia para além da sala de aula, no processo de ensino-aprendizado, no âmbito da graduação.Referências
CALABRE, L. Políticas Culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
DUBEUX, M. H. S.; ROSA, E. C. de S. Abriu-se a biblioteca... mitos, rimas, imagens, monstros, gente e bichos. Recife: Ed. UFPE, 2015.
FERNANDEZ, M. A. A.; MACHADO, E. C. Bibliotecas públicas: um equipamento cultural para o desenvolvimento local. Recife: Centro de Desenvolvimento e Cidadania, 2016.
KOONTZ, C; GUBBIN, B. Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas. Brasília: Brique de Lemos, 2012.
MACHADO, Elisa Campos; CALIL JUNIOR, Alberto; ACHILLES, Daniele. Mapeamento das políticas culturais nacionais voltadas para as bibliotecas públicas no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: ECI, UFMG, 2014. p. 2283-2301. Disponível em: < http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt5>. Acesso em: 23 jan 2016.
MILANESI, L. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2002.
MILANESI, L. A casa da invenção: biblioteca centro de cultura. 4. ed. rev. e ampl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.
MACHADO, E. C. Acesso à informação em bibliotecas públicas: aspectos políticos e econômicos. SILVA, J. F. M da (Org.) A biblioteca pública em contexto: cultural, econômico, social e tecnológico. Brasília: Thesaurus, 2015.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.
YEPES, L. B. Consideraciones políticas en torno a la biblioteca pública y la lectura. Medellín: Comfenalco, 2007.
Copyright (c) 2018 Alberto Calil Elias Júnior, Elisa Campos Machado, Gabriela Falcão Klein

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).