O projeto gráfico do objeto-livro na cultura editorial

Autores

  • Germana Gonçalves de Araújo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

História do Livro, Projeto Gráfico, Editoração

Resumo

Ensaio desenvolvido sob o contexto da história universal e local do livro, o qual teve por objetivo principal delimitar aspectos do projeto gráfico de um livro que possam ter propiciado à cultura editorial na história social da comunicação humana. Adentra em quais são os aspectos do design bibliográfico. Conclui que no mundo contemporâneo o público-leitor se torna a cada dia mais exigente diante da diversidade de linguagens que são expostas e que impregnam seu
repertório imagético. Identifica que o profissional que atua na área do design editorial do século XXI deve estar atento as mudanças culturais da prática de leitura e na produção gráfica executada com softwares e com o uso da Internet, como fonte quase infinita de informação, o designer pode optar por não simplesmente escolher e empenhar-se em produzir os constructos gráficos; tornando-se, assim, além do gestor, de como o conteúdo será representado, um
produtor gráfico que não abdica de propor com personalidade cultural e artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germana Gonçalves de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe, DAVD/UFS.

Referências

ABREU, Márcia. Duzentos anos: os primeiros livros brasileiros (p. 41-65). In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (ORG.). Impressos no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

BRAGANÇA, Aníbal. Rei do Livro: Francisco Alves na história do livro e da leitura no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

CARDOSO, Rafael (org.). Impressos no Brasil, 1008-1930: destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009.

LIMA, Edna Lúcia Cunha Lima; FERREIRA, Márcia Christina. Santa Rosa: um designer a serviço da literatura (p. 197- 232). In. CARDOSO, Rafael (org.). O Design brasileiro antes do Design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

LEÓN-PORTILLA, Miguel. Códice: os antigos livros do novo mundo. Tradução de Carla Carbone. Revisão técnica de Eduardo Natalino dos Santos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.

LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. 1° Ed. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011.

MACHADO, Ubiratan. A capa do livro Brasileiro: 1820-1950. Cotia, SP: Ateliê Editorial; São Paulo: SESI-SP Editora, 2017.

MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

RUBIM, Antonio Albino Canelas. A contemporaneidade como idade mídia. Disponível em: www.scielo.br/ pdf/icse/v4n7/03.pdf. Acessado em: 20 de mai. 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Como Citar

Araújo, G. G. de. (2019). O projeto gráfico do objeto-livro na cultura editorial. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 1(2), 41–76. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/12539