O que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura

Autores

  • Rubem Borges Teixeira Ramos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Leitores, Etnometodologia, Introjeção do conhecimento

Resumo

Estudo realizado junto a mulheres leitoras de histórias em quadrinhos do gênero de superheróis, focando-se para isso as duas maiores editoras do gênero na atualidade (Marvel e DC Comics). Procurou-se entender de que maneiras a leitura desse gênero específico de quadrinhos acaba por repercutir junto ao público feminino. Os significados e sentidos atribuídos a esses personagens e a essa leitura foram interpretados a luz da Etnometodologia, corrente sociológica
que se interessa pela compreensão quanto aos modos como os indivíduos constroem a realidade social onde se inserem, assim como da Ciência da Informação, campo do conhecimento que procura, dentre outros, identificar e compreender a introjeção do conhecimento, nesse caso oriundo do ato da leitura das histórias em quadrinhos. Conclui-se que as leitoras se apropriam dos conhecimentos veiculados pelos personagens de quadrinhos diante da leitura realizada, empregando posteriormente um ou mais dos conteúdos a que tiveram acesso nessa leitura em diversos cenários e situações de seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Rubem Borges Teixeira Ramos, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas),
Especialista em Gestão Estratégica da Informação, Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Escola de
Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor do curso
de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás
(UFG).

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Publicado

2019-11-11

Como Citar

Ramos, R. B. T. (2019). O que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 1(2), 198–224. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/12541