O que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Leitores, Etnometodologia, Introjeção do conhecimentoResumo
Estudo realizado junto a mulheres leitoras de histórias em quadrinhos do gênero de superheróis, focando-se para isso as duas maiores editoras do gênero na atualidade (Marvel e DC Comics). Procurou-se entender de que maneiras a leitura desse gênero específico de quadrinhos acaba por repercutir junto ao público feminino. Os significados e sentidos atribuídos a esses personagens e a essa leitura foram interpretados a luz da Etnometodologia, corrente sociológica
que se interessa pela compreensão quanto aos modos como os indivíduos constroem a realidade social onde se inserem, assim como da Ciência da Informação, campo do conhecimento que procura, dentre outros, identificar e compreender a introjeção do conhecimento, nesse caso oriundo do ato da leitura das histórias em quadrinhos. Conclui-se que as leitoras se apropriam dos conhecimentos veiculados pelos personagens de quadrinhos diante da leitura realizada, empregando posteriormente um ou mais dos conteúdos a que tiveram acesso nessa leitura em diversos cenários e situações de seu cotidiano.
Downloads
Referências
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. São Paulo: ECA-USP, 2008. (Tese de doutorado).
BUARQUE, Daniel. Mulheres são metade do público leitor no Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 jun. 2006. Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2506200616.htm>. Acesso em 08 mai. 2019
CHARTIER, Roger. Formas e sentido – Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
DUMONT, L. M. M.; ESPÍRITO SANTO, P. Leitura feminina: motivação, contexto e conhecimento. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 4, p. 28-37, mar. 2007. Disponível em:
<http://www.cienciasecognicao.org/revista/ index.php/cec/article/view/618>. Acesso em: 27 mar. 2019.
DUMONT, L. M. M.; PINHEIRO, E. G. Incursões teórico-metodológicas da etnometodologia na Ciência da Informação: aplicações em pesquisas sobre leitura. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 25, p. 49-61, 2015. Disponível em:<http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/22773/14523>. Acesso em: 31 mar. 2019.
GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1967.
HAGUETTE, Teresa Maria F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis, RJ:Vozes, 2013.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996-1999.
MORSE, Janice M.; BARRET, Michael; MAGRI, Maria; OLSEN, Karin; SPIERS, Jude. Verification strategies for establishing reliability and validity in qualitative research. International Journal of Qualitative Method, Spring, v. 1, p.1-18, jun. 2002.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.
SCHENKER, Brett. Market Research Says 46.67% of Comic Fans are Female. The Beat, 2014. Disponível em: <https://www.comicsbeat.com/market-research-says-46-female-comicfans/>. Acesso em 31 mar. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).