Projeto FANZINEJA

o recurso pedagógico do fanzine na Educação de jovens e adultos

Autores

Resumo

Esse artigo aborda os efeitos do projeto “FanzinEJA”, planejado para que os discentes do 5o. período, no componente curricular “Educação de Jovens e Adultos” do Curso de Pedagogia da
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), atuando em parceria às atividades programáticas da unidade de educação “Escola Municipal Dom Othon Motta” em Campanha/MG. Concebido no formato de oficina, como projeto de extensão e ensino, que foi oferecida em 5 módulos-aula e tratou de trazer ao alunato escolar do programa EJA Fundamental-I um trabalho de auxílio na alfabetização icônica e imagética, bem como de torná-lo apto a perceber-se como indivíduo criativo. Também trouxe o conceito de fanzines: revistas manufaturadas de temáticas livres e interdisciplinares, que funcionam como essenciais fontes plurívocas de expressão, informação e comunicação imagético-literária. O projeto buscou, a possibilidade de um trabalho prático que pôde servir como experiência disciplinar.

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Biografia do Autor

Gazy Andraus, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Ciência da Informação pela USP, Professor Designado da UEMG. 

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Andraus, G. . (2020). Projeto FANZINEJA: o recurso pedagógico do fanzine na Educação de jovens e adultos. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 2(1), 203–238. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/13784