A experiência do curso de extensão em EAD (moodle-ipê):

o fanzine, zine e biograficzine para um reconhecimento destas revistas independentes e sua aplicação escolar

Autores

  • Gazy Andraus Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Fanzines, Didática do Ensino Superior, Educação a Distância

Resumo

O curso "O Fanzini, Zini e Biograficzine para um reconhecimento destas revistas independentes e sua aplicação escolar", ministrado no Programa de Extensão Arte na Escola da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás, com a aplicação teórico/prática acerca dos fanzines, trouxe a possibilidade de alunos cursarem-na à distância e apreenderem conceitos de fanzines e zines. Principiei expondo aos alunos o histórico dos fanzinis e "as mutações" até chegarem à arte na atualidade. Para tal, utilizou-se textos e imagens variadas e foruns como atividades. Como parte da disciplina que abarca a prática junto da teoria, foi solicitado a elaboração de um minizine inicial experimental que poderia ser feito rapidamente e com o auxílio de um vídeo no YouTube explicando a dobradura do minizine em 8 páginas. Ao final da disciplina, elaboraram um fanzine ou biograficzine como parte integrante prática do objetivo a que se propunha o curso à distância, e que possibilitasse posterior aplicação quando lecionassem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gazy Andraus, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP - Universidade
de São Paulo. Membro da ASPAS. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/0256950026952623Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6580-5550

Referências

ANDRAUS, Gazy; SANTOS NETO, Elydio dos. Dos Zines aos BiograficZines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In: MUNIZ, Cellina (org.). FANZINES: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010.
ENZINE-SE. Minidocumentário sobre fanzines brasileiros. Publicado pela Sala de Notícias do canal Futura. 15 min. Jul. 2013. 1 vídeo (14 min 54 s.). Disponível em: https://vimeo.com/113544025. Acesso em: 12 dez. 2020.
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MAGALHÃES, Henrique. Pedras no Charco-Resistência e perspectivas dos fanzines. Série Quiosque, 50. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2018.
PARA o dia nascer feliz. Direção: João Jardim. Coprodução: Globo Filmes, Tambellini Filmes, Fogo Azul Filmes. 88 min. Brasil, 2006. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu. Acesso em 10 fev. 2018. (há um trecho nele em que se mostra a professora na sala de aula aplicando o exercício da elaboração de um fanzine aos alunos
SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da (orgs.). Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas: o trabalho com universos ficcionais e fanzines. São Paulo: Criativo, 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-23

Como Citar

Andraus, G. (2021). A experiência do curso de extensão em EAD (moodle-ipê): : o fanzine, zine e biograficzine para um reconhecimento destas revistas independentes e sua aplicação escolar. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 3(1), 251–271. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/14437