Plus Ultra:
os heróis e o monopólio da violência em Boku no Hero Academia
Resumo
Analisando acerca do ambiente de escritos Mangá, que é o nome dado as histórias em quadrinhos que detém origem japonesa, realizado por Kōhei Horikoshi para a revista Weekly Shōnen Jump, desde 2014, o trabalho versará sobre a ficção maniqueísta de “Boku no Hero Academia” (Minha Academia de Heróis), obra na qual foi publicada pela editora JBC e recebeuuma adaptação para animação produzida pelo estúdio Bones, no qual se encontra disponível no site de transmissão “Crunchyroll”. Conforme será apresentado, verifica-se que os escritos se desenvolvem por meio de uma história vivida em um ambiente de grande população humana, que adquire poderes extraordinários. Os vilões da obra, ao menos no que tange ao recorte analisado, apesar do já citado maniqueísmo que impregna suas visões de mundo, estão geralmente dispostos em cenários que pressupõe condições econômicas desfavoráveis, em subúrbios e periferias. Sendo um reflexo da sociedade na qual seu autor está inserido, pressupõe-se que My Hero Academia está submisso ao mesmo conjunto de regras sociais que o mundo real.
Referências
DOWER, John W. Lessons From Japan About War's Aftermath. New York Times, v. 27, p. 49-91, 2002. Disponível em: https://www.nytimes.com/2002/10/27/opinion/lessons-from-japanabout-
war-s-aftermath.html. Acesso em: 15 jun. 2020.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1995.
HORIKOSHI, Kōhei. 'My Hero Academia', fala sobre Quirks, Comics e Detroit Smashes. [entrevista concedida a] Megan Peters. Comicbook, 2018. Disponível em: https://comicbook.com/anime/news/my-hero-academia-kohei-horikoshi-interview-animemanga/#6. Acesso em: 16 jun. 2020.
HORIKOSHI, Kōhei. My Hero Academia. São Paulo: Editora JBC, v. 1, 2016.
HORIKOSHI, Kōhei. My Hero Academia. São Paulo: Editora JBC, v. 2, 2016.
HORIKOSHI, Kōhei. My Hero Academia. São Paulo: Editora JBC, v. 3, 2017.
HORIKOSHI, Kōhei. My Hero Academia. São Paulo: Editora JBC, v. 4, 2017.
HORIKOSHI, Kōhei. My Hero Academia. São Paulo: Editora JBC, v. 5, 2017.
HORIKOSHI, Kōhei. My Hero Academia. São Paulo: Editora JBC, v. 6, 2017.
HORIKOSHI, Kōhei. My Hero Academia. São Paulo: Editora JBC, v. 7, 2017.
JEWETT, Robert. LAWRENCE, John Shelton. The Myth of the American Superhero Michigan: Wm B. Eerdmans Publishing, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-
BR&lr=&id=oqjiV6fOn0kC&oi=fnd&pg=PA3&dq=JEWETT,+Robert.+LAWRENCE,+John+Shelton.+The+Myth+of+the+American+Superhero.+Michigan:+Wm+B.+Eerdmans+Publishing,+2002&ots=EOYHzMhXXz&sig=xRa69Z0I153aYLnO2lnM2UWMr1I. Acesso em: 27 maio 2021.
MINGARDI, Guaracy. Apresentação. In. MINGARDI, Guaracy. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sai superação. São Paulo: Boitempo 2015.
NATIONAL DIET LIBRARY SEARCH OF JAPAN. Consulta de títulos e publicações locais. Disponível em: https://iss.ndl.go.jp/. Acesso em: 15 jun. 2020.
MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; PROENÇA JÚNIOR, Domício. Armamento é Direitos Humanos: nossos fins, os meios e seus modos. Sociedade e Estado, v. 28, n. 1, p. 119-141, 2013.
WEBER, Max. A Política como Vocação. In: WEBER, Max. Ciência e Política, Duas Vocações. São Paulo: Editora Cultrix, 1996. p. 53-124. ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.
Copyright (c) 2021 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).