História em quadrinhos e a declaração universal dos direitos humanos:

um diálogo imprescindível na educação escolar

Autores

  • Celso Fabiano dos Santos Faculdade Paulista de Artes

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Direitos humanos, Segunda Guerra Mundial, Holocausto

Resumo

Este trabalho apresenta a análise do diálogo no campo da educação escolar entre a obra em formato de história em quadrinhos “Maus: História completa” do cartunista e historiador Art
Spiegelman, sendo a edição da Companhia das Letras de 2009, com a Declaração Universaldos Direitos Humanos adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
(resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. Compreendendo a importância do combate as violações dos direitos humanos em nossa sociedade contemporânea, esta pesquisa objetiva
desenvolver métodos educacionais utilizando uma história em quadrinho premiada e muito relevante à história, junto aos jovens educandos, ressaltando os valores, tolerância e respeito às
diferenças culturais, sociais, políticas, religiosas e de orientação sexual.

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Biografia do Autor

Celso Fabiano dos Santos, Faculdade Paulista de Artes

Licenciatura em História, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID – 2009. Professor de história do
Estado de São Paulo. Pós-graduado do curso de História da Arte da Faculdade Paulista de Artes. LATTES ID:
http://lattes.cnpq.br/7849007942698579.

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Publicado

2021-09-23

Como Citar

Santos, C. F. dos. (2021). História em quadrinhos e a declaração universal dos direitos humanos: : um diálogo imprescindível na educação escolar. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 3(1), 191–220. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/16487