A leitura infantil na perspectiva da Ciência da Informação brasileira

análise bibliométrica

  • Niliane Cunha de Aguiar Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Sara Dantas Oliveira Pereira Universidade Federal de Sergipe - UFS
Palavras-chave: Leitura Infantil, Ciência da Informação, Competência Informacional Infantil

Resumo

O presente trabalho aborda a produção científica acerca da leitura infantil na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Tem como objetivo geral verificar na referida base de dados especializada a existência de artigos científicos brasileiros alusivos à leitura infantil, assim como na competência informacional infantil. No que se refere a metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa de caráter bibliométrico. Percebeu-se que a BRAPCI possui uma quantidade inexpressiva de artigos alusivos à leitura infantil. Concluiu-se que cabe aos profissionais e pesquisadores da área de ciência da Informação se interessar pela temática para aumentar as produções científicas que levem em consideração os benefícios que serão obtidos para o desenvolvimento do letramento literário e da competência informacional infantil.

Biografia do Autor

Niliane Cunha de Aguiar, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG (2018). LATTES ID:
http://lattes.cnpq.br/8820496706425186. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2198-7882.

Sara Dantas Oliveira Pereira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFS (2019). LATTES ID: CV:
http://lattes.cnpq.br/7943300802590491. ORCID ID: https://orcid.org/ 0000-0002-9439-624X. 

Referências

AGUIAR, N.C. de. O letramento para a competência informacional em bibliotecas escolares: estudo a partir dos projetos políticos pedagógicos dos colégios de aplicação das universidades federais brasileiras. 2018.271 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Available at: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6PFSK/1/tese_final.pdf. Access in: 05 jun. 2021.
BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 145-167 mar./ago. 2011. Available at: https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-06.pdf. Access in: 10 jun. 2021.
BASE DE DADOS REFERENCIAL DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRAPCI). Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Available at: https://brapci.inf.br/. Access in: 10 jun. 2021.
CARDOSO, K. G. E.; LIMA, M. H. T. F. Produção científica sobre surdos na ciência da informação no brasil: análise na base Brapci. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. 14, 2013. Available at: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/45718. Acesso em 10 jun. 2021.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo do ensino-aprendizagem. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2013. Available at: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/6092/1/2013_JessicaFernandesCosta.pdf Access in:: 01 jun. 2021.
GABRIEL JUNIOR, Rene Faustino. Geração de indicadores de produção e citação científica em revistas de Ciência da Informação: estudo aplicado à base de dados BRAPCI. Tese (Doutorado em ciência da informação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, p.14, 2014. Available at: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/123338?locale-attribute=pt_BR. Access in: 20 maio 2021.
MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Biblionline, Paraíba, v. 1, n. 2, 2005. Available at: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/16872. Access in: 10 jun. 2021.
MICHAELIS: Dicionário prático da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
PENTEADO, Elisangela Cristina de Paula. Contos de Fadas e o Desenvolvimento da Criança. Capivari SP: CNEC, 2007. Monografia apresentada ao curso Normal Superior do ISECC/CNEC.
PEREIRA, Mara; SOUZA, Luana; KIRCHOF, Edgar. Literatura infanto-juvenil. Curitiba, Intersaberes, 2012.
PEREIRA, Sara Dantas Oliveira. A leitura infantil na perspectiva da Ciência da Informação. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação). Departamento de Ciência da Informação - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. 79p. Available at: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12639/2/Sara_Dantas_Oliveira_Pereira.pdf. Access in: 10 jun. 2021.
SILVA, Elayne Aparecida Rodrigues da; FREITAS, Lucinéia Silva de; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. A questão da faixa etária na literatura infantil. Anais do SCIENCULT. UEMS, Dourados, MS, 2010. Available at: https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3313. Access in: 04 jun. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC, AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Access in: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
UNITED NATIONS INTERNATIONAL CHILDREN'S EMERGENCY FUND (UNICEF). Pobreza na infância e na adolescência. Available at: https://www.unicef.org/brazil/pt/pobreza_infancia_adolescencia.pdf. Access in: 10 nov. 2020.
ALMEIDA, Carlos Cândido de. Mediação como processo semiótico: em busca de bases conceituais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, 2012.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.2, n.1, 2009.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, Terezinha Elisabeth da (org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da informação. Recife: Néctar, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, Maria Helena T. C. de. A mediação da leitura na biblioteca. In: BARROS, Maria Helena T. C. de; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da (orgs.). Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA Editora, 2006.
BORTOLIN, Sueli. A mediação de leitura nos espaços infanto-juvenis. In: BARROS, Maria Helena T. C. de; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da (orgs.). Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA Editora, 2006.
BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação oral da informação: a visibilidade dos mediadores da ciência da informação. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.
CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COELHO, Clara Duarte. As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura: uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MA. Dissertação. 172 f. (Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
DAVALLON, Jean. La médiation: la communication en procès? MEI: Médias et Information, Paris, n.19 (Médiations & Médiateurs). UFR Communication de l ́Université Paris 8, 2003, p. 37-59. Disponível em: www.mei-info.com/wp-content/.../ilovepdf.com_split_3.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação&Informação, Londrina, v.19, n.2, p. 46-59, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 30 mar. 2021.
JEANNERET, Yves. A relação entre mediação e uso no campo de pesquisa em informação e comunicação na França. R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, v.3, n.3, p.25-34, set. 2009. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/753. Acesso em: 05 ago. 2020.
MALHEIRO, Armando; RIBEIRO, Fernanda. Paradigmas, serviços e mediações em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2011.
MORAES, Janielle de Oliveira; FURTADO, Luciana Nathalia Morais; MORAES, Luan Carlos de Oliveira. Biblioteca comunitária "o fantástico mundo da leitura": uma alternativa para a socialização do conhecimento na comunidade do Coroadinho em São Luís-MA. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 15., 2012, Cariri, Anais...Cariri: UFC, 2012. p. 1-15.
MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins; SANTOS, Izabele Dias dos; SILVA, Gabriele Góes da Silva. Mediadores para além do ambiente escolar: o que nos dizem acadêmicos de Pedagogia e Letras. In: FEBA, Berta Lúcia Tagliari; SOUZA, Renata Junqueira (orgs.). Mediação de leitura: espaços e perspectivas na formação docente. Tubarão, SC: Ed. Copiart, 2017. p.12-44.
PETIT, Michelle. A arte de ler ou como resistir a adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
RABONI, Paulo César de Almeida; PONCE, Rosiane de Fátima. Trabalho educativo: mediação, desenvolvimento humano e apropriação da leitura. In: FEBA, Berta Lúcia Tagliari; SOUZA, Renata Junqueira (orgs.). Mediação de leitura: espaços e perspectivas na formação docente. Tubarão, SC: Ed. Copiart, 2017. p.88-115.
REIS, Linda G. Produção de monografia: da teoria à pratica. Brasília: Senac DF, 2008. SANTOS NETO, João Arlindo dos. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 460f. Marília. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; GOMES, Henriette Ferreira. A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação. Inf. &
Soc.:Est., João Pessoa, v.23, n.2, p. 33-44, maio/ago. 2013.
VARELA, Aida. Informação e autonomia: a mediação segundo Feuerstein. São Paulo: Senac, 2007.
YUNES, Eliana. Leitura, a complexidade do simples: do mundo à letra e de volta ao mundo. In: YUNES, Eliana. Pensar a leitura: complexidade. São Paulo: Loyola, 2002. p.13-51
Publicado
2022-04-17