Entre a vida e a morte

apropriação da linguagem dos quadrinhos e o tema do suicídio em W: Two Worlds

Autores

  • Natania A Silva Nogueira Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial

Palavras-chave:

Quadrinhos coeranos, Novelas coreanas, Formação do Leitor na Coreia

Resumo

A obra W: Two Worlds, se descortina como bem cultural híbrido, criado nas mídias k-drama e manhwas, em intersemiose e dialogicidade dos enredos. O k-drama é um formato de programa criado para televisão, enquanto os manhwas são as histórias em quadrinhos coreanas. W: Two Worlds é um exemplo ímpar de hibridação, pois não apenas se apropria de alguns aspectos da linguagem dos quadrinhos, mas também, em muitos momentos, insere os quadrinhos na narrativa central. Dos efeitos especiais, que transformam páginas de quadrinhos em cenas “reais”, personagens de quadrinhos em personagens “reais”, aos debates entre os
personagens acerca das regras e variáveis do mundo do manhwa, W: Two Worlds inova, ao colocar em cena a própria lógica do trabalho criativo dos autores de quadrinhos. Desse modo, este bem cultural se apresenta como mediador de leitura, não apenas pelos efeitos de animação de animação, mas a inserção do manhwa no k-drama. Esse encontro de linguagens e mídias pode ainda ser observado em outras produções e mostra como a influência da literatura ocidental está presente e se mistura com as narrativas do leste asiático.

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Biografia do Autor

Natania A Silva Nogueira, Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial

Doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2022), sócia fundadora da Associação de Pesquisadores
em Arte Sequencial (ASPAS), membro da Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA) e da Academia
Lavrense de Letras (ALL). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7390818109682435. ORCID ID:
https://orcid.org/0000-0003-3765-7420. E-mail: natania.nogueira2010@gmail.com

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

Nogueira, N. A. S. . (2023). Entre a vida e a morte: apropriação da linguagem dos quadrinhos e o tema do suicídio em W: Two Worlds. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(1), 125–165. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19022