PÓRTICO DE EPICTETO

O periódico PÓRTICO DE EPICTETO, vinculado ao Grupos de Pesquisa PÓRTICO DE EPICTETO, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica pequenos artigos, notas de pesquisa, resenhas e relatos de experiência inéditos na área de filosofia estoica e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa. O público-alvo é, fundamentalmente,  docentes, discentes e o grande público.

O símbolo do Pórtico é o Ipê Amarelo, que floresce na seca, quando todas as demais árvores fenecem. 

O Pórtico de Epicteto é um grupo de pesquisadores e admiradores do pensamento do filósofo estoico Epicteto de Hierápolis, que viveu entre 55 e 135 sob o Império Romano.

O grupo formou-se espontaneamente a partir de fevereiro de 2016, quando se realizou, em Aracaju, o primeiro colóquio brasileiro sobre Epicteto, sob a coordenação de Aldo Dinucci.

Neste ano de 2017, entre 22 e 23 de junho, realizou-se o segundo colóquio, em Niterói, sob a coordenação de Marcus Reis e Fernanda Lopes. 

São membros do Pórtico os seguintes:

  • Dr. Antonio Carlos de Oliveira Rodrigues, (SP); Doutorando Duarte Junior (UERJ), Fernando Fontoura (mestre em filosofia (PUC-RS), Mestrando Marcelo Barreto (UFBA), Mestrando Diogo da Luz, (PUC/RS),Paulo Cesar Gonçalves, Psicólogo -(Sergipe),Dra. Juliana Aggio, UFBA, Renato Pereira Diniz Filho, (Músico, MG), Mestrando Marcelo Barreto dos Santos (UFBA), Dr. Aldo Dinucci, (VIVA VOX / UFS), Mestranda Fernanda Lopes Oliveira, (UFF), Donato Ferrara (graduado em Letras pela USP, Carlos Enéas (graduando da UFS)
Interessados em fazer parte do Pórtico de Epicteto deve nos contactar pelo mail vivavoxsergipe@yahoo.com.br
 
Visitem também nossa comunidade Google:
https://groups.google.com/forum/#!forum/porticodeepicteto
  
Para uma lista com as traduções em português de Epicteto e filósofos relacionados clique aqui: 
 
Clique abaixo nas imagens para informações sobre dois excelentes livros sobre Epicteto recentemente lançados no Brasil:
 

                            

 

Notícias

 

Traduções de Epicteto, Musônio Rufo e autores diretamente relacionados publicadas até aqui por A. Dinucci e colaboradores

 

 

 

 
Publicado: 2017-09-09 Mais...
 
Outras notícias...