A Última Maria
As memórias orais do curta-metragem Castanhalense
Resumo
Este artigo tem o objetivo de examinar a produção chamada “A Última Maria”, dirigida pelo diretor castanhalense Edivaldo Moura e disponibilizada gratuitamente para o público. O texto se esforçará para primeiramente destacar a particularidade do curta em torno dos fatores de memórias expressas oralmente, sendo a História oral entendida aqui como uma disciplina específica e utilizando parte de seus preceitos para análise do curta, compreendido como uma fonte oral. Após isso, senti a necessidade de uma breve contextualização de como se situavam historicamente a estação junto com a locomotiva castanhalense que são temas centrais da produção, para posteriormente partirmos para a análise dos discursos das pessoas que estão presentes na produção, discursos esses que são transmitidos oralmente em torno de memórias pessoais ao passado, em especial à época em que a locomotiva tinha funcionalidade na cidade e interagia com esses personagens do curta-metragem.
Artigos Autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente Prohis. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).
O(s) autor(es) devem encaminhar junto com o artigo, Carta de Autorização para Publicação (Anexo A) e Concessão de Direitos Autorais (Anexo B).
Reprodução parcial de outras publicações
Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações devem obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações extraídas de outras publicações.
O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista Discente Prohis. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista Discente Prohis e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.
LINK PARA ACESSAR MODELOS DE "CARTA DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO" E "CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS"