Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática

Autores

  • Flávia Cristina Figueiredo Coura Universidade Federal de São João del Rei
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de são Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11787

Resumo

Este artigo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores e tem o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O desenvolvimento profissional, relacionado com a constituição de uma profissionalidade, é entendido como processo contínuo, multidimensional, autônomo e singular, desenvolvido em contextos e momentos diversificados, que depende da relação que ele estabelece entre investigação e docência e implica uma transformação pessoal. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar que ela se tornou uma investigadora da docência assumindo uma postura investigativa, produzindo conhecimento da prática de formar professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Figueiredo Coura, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos. Professora no Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. Realiza estudos na área de Educação Matemática, com enfoque nos temas da formação do professor que ensina Matemática e do formador de professores de Matemática, e do ensino-aprendizagem em Matemática na Educação Básica. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM-UFSCar).
e-mail: flaviacoura@ufsj.edu.br

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de são Carlos

Mestre em Educação: Metodologia de Ensino (Unicamp), Doutora em Educação: Educação Matemática (Unicamp). Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2008) e na Faculdade de Educação na USP (2016-2017). Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Coordenou o PPGE UFSCar (2010 a 2015). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar. Pesquisadora do grupo PRAPEM/GEPFPM na Unicamp. Bolsista
CNPq Produtividade. e-mail: carmenpassos@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Coura, F. C. F., & Passos, C. L. B. (2019). Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(2), 25–47. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11787