Teorias da Transposição Didática e Informática na criação de estratégias para a prática do professor com a utilização de tecnologias digitais

Resumo

A exploração de conteúdos da Matemática com a utilização de tecnologias digitais deveria ser considerada, há algum tempo, como uma possibilidade para o ensino e para a aprendizagem. Aspectos teóricos, metodológicos, tecnológicos e outros relacionados às dificuldades na aprendizagem de alguns conteúdos e explorados por meio das tecnologias digitais são orientadores para o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica. Este trabalho apresenta duas propostas extraídas de pesquisas já consolidadas e que foram construídas com base em algumas teorias, em especial na Transposição Didática de Yves Chevallard e na Transposição Informática de Nicolas Balacheff. Estas teorias dão suporte para a Educação Matemática e podem servir de orientação, não só para a prática do professor, mas também para o aprimoramento de sua formação. O texto apresentado poderá ser uma alternativa pedagógica para aplicações, aprimoramento do conhecimento e do significado de conteúdos de Matemática, em contextos da prática do professor.

Biografia do Autor

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, PUC-SP

Professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Publicado
2020-04-22
Seção
Educação Matemática e Tecnologias Digitais