Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece

Autores

  • Cícera Fernandes Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) – Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) – Fortaleza, CE – Brasil https://orcid.org/0000-0002-2131-4776
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Maria José Araújo Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12198

Resumo

O presente artigo tem como objetivo uma estruturação das sessões didáticas com base na análise preliminar e na análise a priori da Engenharia Didática (metodologia de pesquisa) para a construção das sessões didáticas sobre a orientação da Teoria das Situações Didáticas (metodologia de ensino) para uma futura aplicação na fase de experimentação como propõe essa metodologia de pesquisa. Neste sentido, ressaltamos a importância e as contribuições dessas duas junções de metodologias utilizadas para a didática da matemática. Este trabalho foi um recorte de uma dissertação em andamento do Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que exemplifica um quadro teórico para uma aplicação da Teoria das Situações Didáticas com situações-problema de Geometria Analítica adaptadas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), com ênfase na visualização do software GeoGebra, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos assuntos matemáticos, sendo uma ferramenta valiosa para fortalecer a aplicação das sessões didáticas com mais eficácia no ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave: GeoGebra. Teoria das Situações Didáticas. Situações didáticas. Engenharia Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Fernandes, Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) – Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) – Fortaleza, CE – Brasil

Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) – Instituto Federal de
Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) – Fortaleza, CE – Brasil

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Fernandes, C., Vieira Alves, F. R. ., & Souza, M. J. A. . (2020). Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 310–335. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12198

Edição

Seção

Educação Matemática e Tecnologias Digitais