Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12212

Resumo

Este artigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática, em meio ao atual contexto de inovações curriculares, a respeito do uso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto de formação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados. Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, formação de professores, currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Rosa, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática a Universidade Federal de Sergipe. PPGECIMA/UFS

Nailys Melo Sena Santos, Universidade Federal de Sergipe -UFS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática a Universidade Federal de Sergipe. PPGECIMA/UFS

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera e São Paulo. Professora do Departamento de Matemática (DMA)  e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe - PPGECIMA/UFS.

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

Rosa, M. C., Melo Sena Santos, N., & da Silva Souza, D. (2020). Concepções de professores de Matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 128–143. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12212

Edição

Seção

Educação Matemática e Tecnologias Digitais