Mídias Digitais no Ensino da Matemática

Autores

  • Priscila Rezende Moreira Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-3775-3850
  • Fernando Selmar Rocha Fidalgo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Evandro Alexandre da Silva Costa Universidade Estadual de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12232

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais por professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas com seis professores, com o intuito de desvelar quais e como os recursos virtuais são utilizados nas aulas de matemática e, de que maneira, os entrevistados percebem a incorporação das mídias digitais nas escolas em que trabalham. Utilizamos neste estudo o conceito de Mídias Digitais para caracterizar os meios pelos quais a tecnologia digital é transmitida aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa, e para verificar a importância desses equipamentos para a formação de alunos na contemporaneidade. Apresentamos também aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como, autores que discutem sobre o uso das tecnologias no ensino. A pesquisa mostrou que os professores entrevistados corroboram que o uso de softwares, jogos, sites e aplicativos online auxiliam no processo de ensino aprendizagem da matemática. Os entrevistados também abordaram sobre os principais recursos digitais utilizados para o ensino dessa disciplina no ensino médio, e as dificuldades encontradas para o uso das mídias digitais nas escolas estaduais.

Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino da Matemática. Tecnologia Digital. Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Rezende Moreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

Moreira, P. R., Fidalgo, F. S. R., & Costa, E. A. da S. (2020). Mídias Digitais no Ensino da Matemática. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 56–70. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12232

Edição

Seção

Educação Matemática e Tecnologias Digitais