Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Maringá
  • Janaina Mulati Universidade Estadual de Maringá
  • Emilly Jolandek Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar se alunos dos anos finais do Ensino Fundamental percebem a necessidade de utilização de conhecimentos basilares da Educação na construção de um edifício no Minecraft Education. Este estudo de natureza quantiqualitativa, classifica-se como uma pesquisa explicativa. Para seu desenvolvimento, foi realizado um projeto com 36 discentes de um colégio particular da cidade de Maringá. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas abertas, fechadas e tipo Likert de 5 pontos. Os resultados revelam que, a) O perfil dos alunos configura-se como nativos digitais ambientados as tecnologias digitais; b) O Minecraft Education tem grande aceitação pelos sujeitos da pesquisa, que o consideram interessante, divertido, legal e desafiador e c) 41,7% não identificaram a necessidade de conteúdos prévios depreendidos da Educação Básica para a construção no game, 5,5% não responderam e 52,8% consideram ter utilizados algum conteúdo na construção, destacando-se os advindos da disciplina de Matemática como: proporção, escala, perímetro e área. Por fim, revela-se que há possibilidades profícuas da utilização do Minecraft Education nos processos de ensino e aprendizagem, desde que acompanhado de objetivos bem definidos e orientação do professor para que não ocorra o jogar por jogar.

Biografia do Autor

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estaudal de Maringá - PR.
Publicado
2020-04-22
Seção
Educação Matemática e Tecnologias Digitais