Entrando na Zona de Risco: utilizando as TDIC para ensino e aprendizagem de conceitos de Estatística Descritiva

Autores

  • Rafael Winícius da Silva Bueno Instituto Federal Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053
  • Clarissa Coragem Ballejo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12401

Resumo

O presente artigo é uma investigação sobre a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no contexto de ensino e aprendizagem de conceitos de Estatística Descritiva. Os participantes da investigação foram os alunos de uma turma da disciplina de Estatística e Métodos Quantitativos, do Curso de Ciências Contábeis, de uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Sul. Como fundamentação teórica foram estudadas as teorias Construcionista, de Seymour Papert, e da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. A metodologia consistiu na utilização de dois aplicativos disponíveis na www e a análise das respostas dos participantes foi feita com base na ATD (Análise Textual Discursiva). Com o desenvolvimento da atividade e a análise dos argumentos dos alunos, pôde-se verificar que os estudantes aprenderam, de forma significativa, dinâmica e prazerosa, tópicos de Estatística Descritiva, por meio de um trabalho no qual ocuparam o papel principal no processo de construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal Farroupilha

Matemática

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Matemática

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Matemática

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

da Silva Bueno, R. W., Ballejo, C. C., & Viali, L. (2020). Entrando na Zona de Risco: utilizando as TDIC para ensino e aprendizagem de conceitos de Estatística Descritiva. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 71–88. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12401

Edição

Seção

Educação Matemática e Tecnologias Digitais