O conhecimento comum, especializado e ampliado do professor para o ensino de medidas de comprimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13283

Resumo

Resumo

O artigo apresenta um estudo em que foi analisado o conhecimento de professores de Matemática veteranos e em formação sobre Medidas de Comprimento. Participaram da pesquisa nove professores veteranos dos anos finais do Ensino Fundamental municipal- Brumado/Ba e trinta e seis professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática de duas universidades estaduais baianas. Embasou-se nos estudos de Shulman (1986/1987), Ball et al. (2010) e Pino Fan et al (2013) sobre o conhecimento de professores para o ensino. E para estudo de Medidas de Comprimento foram tomados como base os trabalhos de Chamorro; Belmonte (2000) e Gusmão et al. (2004). Por meio de estudo exploratório, utilizando-se um questionário-teste sobre conhecimentos específicos do conteúdo Medidas de Comprimento, buscou-se analisar e comparar indícios dos conhecimentos comum, especializado e ampliado dos participantes. Os resultados apontaram que professores veteranos apresentaram um conhecimento mais aprofundado do conteúdo que professores em formação, e esse resultado parece estar relacionado ao tempo de serviço no magistério. Contudo, independentemente do tempo de experiência/formação, os resultados apontaram que as dificuldades apresentadas por ambos são de conceitos e procedimentos de conversão de medidas, e essas podem estar atreladas a um ensino baseado na memorização de regras, desprovido de experiências práticas.

Palavra-chave: Conhecimento de Professores. Medidas de Comprimento. Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, ambos na UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/UESB).

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

de Souza Pinheiro, A., & Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão. (2020). O conhecimento comum, especializado e ampliado do professor para o ensino de medidas de comprimento. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 286–306. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13283