Aspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13325

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática.

Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gleison Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - IFCE, professor de Matemática do Ensino Fundamental na Escola Antonio Custódio de Azevedo - Sobral-CE, possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Faculdade Kurios.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. 

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, currículo e ensino no eixo ensino de matemática pela UFC e Pós-doutorando em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

Alves da Silva, J. G., Vieira Alves, F. R. ., & Menezes, D. B. . (2020). Aspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 328–342. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13325