Método dos elementos finitos para a análise de estruturas: comparativo entre solução exata e soluções aproximadas pelo método de Galerkin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13482

Resumo

O método dos elementos finitos tem como princípio básico a discretização do domínio da estrutura, efetuando procedimentos matemáticos para se ter uma aproximação mais exata da realidade da estrutura a ser analisada, pois existem alguns fatores que não podem ser considerados na utilização de métodos analíticos. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica, este artigo teve como objetivo realizar um comparativo entre métodos analíticos e de elementos finitos em estruturas unidimensionais pelo método de Galerkin. Ao final desta pesquisa verifica-se que, ao elevar o número de elementos na malha que representa o objeto de estudo, tem-se uma melhor aproximação da solução exata. No entanto, o número de operações matemáticas a serem utilizadas pela análise por elementos finitos aumenta substancialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Dos Santos Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Matemática; Educação; Física; Estatística.

Kattia Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE DE GURUPI - UNIRG

Possui Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Pós - Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Mestre em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade de Gurupi - UNIRG. Tem experiência nas áreas de Física, Estatística, Matemática e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

dos Santos Carneiro, R., Dos Santos Carneiro, R. ., & Ferreira da Silva, K. (2020). Método dos elementos finitos para a análise de estruturas: comparativo entre solução exata e soluções aproximadas pelo método de Galerkin. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 407–428. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13482