Desenvolvimento profissional de professores na construção colaborativa de sequências de ensino de Estatística

Autores

  • Eurivalda Santana Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Sandra Paula Almeida Nascimento Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14780

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar elementos para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam conceitos estatísticos nos anos iniciais, ao desenvolverem sequências de ensino, construídas de forma colaborativa num projeto em parceria Universidade com Escola Pública. A investigação está fundamentada em pressupostos teóricos sobre desenvolvimento profissional de professores evidenciadas por Day, Nóvoa, Tardif, Marcelo Garcia e Ponte. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, acompanhou os professores durante os encontros formativos, em serviço, quando o grupo planejava as sequências e socializava suas reflexões, bem como no desenvolvimento das sequências em sala de aula. Foram planejadas e desenvolvidas duas sequências de ensino seguindo as fases do Ciclo Investigativo – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão (PPDAC), nas quais foram trabalhados os conceitos de moda, gráficos e tabelas de distribuição de frequência. Os dados foram coletados a partir das narrativas dos professores, por meio de observações diretas, entrevista e das gravações de áudio e vídeo dos encontros formativos, bem como material produzido pelos estudantes. Os resultados indicam que é possível oportunizar experiências de aprendizagens no que se refere à prática do professor com a implementação do Ciclo Investigativo, por meio do planejamento das sequências de ensino no grupo colaborativo, nos processos de reflexão na prática e sobre a prática realizada e ao renovar e ampliar o Conhecimento Específico do professor. Essas experiências de aprendizagem reverberam positivamente para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática (conceitos estatísticos) nos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Santana, E. ., Almeida Nascimento, S. P., & Couto, M. E. S. (2021). Desenvolvimento profissional de professores na construção colaborativa de sequências de ensino de Estatística. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 85–106. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14780