PNAIC E PNA EM ANÁLISE

DOS AVANÇOS AOS RETROCESSOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

  • Daniela Lima Severino Universidade Federal de Juiz de Fora / Secretaria de Educação de Goianá - MG
  • Jane Maria Braga Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções da área de Alfabetização Matemática presentes no Caderno de Apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2014) e no Caderno de Apresentação da Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019). Referem-se a documentos de políticas brasileiras que merecem destaques, o primeiro devido à sua abrangência e suas repercussões e o segundo pela atualidade e necessidade de criticidade dessa área. Nesta pesquisa de abordagem metodológica qualitativa utilizou-se a análise documental como ferramenta fundante. Os referenciais teóricos deste estudo estão ancorados em autores que vislumbram essa área como uma das ferramentas importantes, as quais oportunizam os sujeitos refletirem e transformarem as realidades circundantes. Os resultados da pesquisa revelam que o PNAIC se encontra em consonância com as atuais investigações que versam sobre a alfabetização matemática, uma vez que assumiu uma perspectiva de educação necessária para a superação das desigualdades sociais. Observou-se uma carência de estudos que tenham como enfoque a atual Política Nacional de Alfabetização (PNA), necessitando de reflexões críticas e pesquisas por parte dos professores sobre essa política. Percebeu-se que a PNA além de apresentar proposições de terminologias como numeracia, esvazia a educação das massas ao defender uma visão reduzida de alfabetização matemática.

Publicado
2022-05-13