CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVO

  • Raquel Gomes de Oliveira
  • Alex Ribeiro Batista Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT - UNESP

Resumo

O conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial.   

Biografia do Autor

Alex Ribeiro Batista, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT - UNESP

Licenciado em Matemática na FCT-UNESP, com Mestrado em Educação e doutorado em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - FCT - UNESP.

Publicado
2022-05-13