TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ANÁLISE: OS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO NORDESTE

Autores

  • Lya Raquel Oliveira Santos Universidade Federal do Piauí
  • Mayara de Miranda Santos Instituto Federal do Piauí
  • Marta Élid Amorim Universidade Federal de Sergipe
  • Jamille Vilas Bôas Instituto Federal da Bahia (IFBA)

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15848

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar como os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de licenciatura em Matemática do Nordeste que fizeram as reformulações instituídas na Resolução CNE/CP n.o 02/2015 contemplam as Tecnologias Digitais na formação de professores. Essa preocupação se deve à era digital ter transformado o modo de comunicação entre as pessoas, principalmente na educação escolar. É importante que o professor seja formado para saber utilizar os recursos tecnológicos digitais em sua rotina de trabalho. A teoria foi ancorada no modelo do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo de Mishra e Koehler (2006). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental. Foram identificadas atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem ao licenciando desenvolver tanto o conhecimento tecnológico quanto o conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo nas Instituições de Ensino Superior federais e estaduais.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Santos, L. R. O., Mayara de Miranda Santos, Marta Élid Amorim, & Jamille Vilas Bôas. (2021). TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ANÁLISE: OS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO NORDESTE. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(3), 85–106. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15848