ALI, AQUI E ACOLÁ: O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE LOCALIZAÇÃO

Autores

  • Edvonete Souza de Alencar Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Aldrin Cleyde da Cunha Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Miguel Ribeiro Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
  • Maria Rosana Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i2.16004

Resumo

Esse artigo apresenta uma investigação que analisa uma formação continuada de professores da Educação Infantil que tiveram como processo formativo além do estudo específico do uso de Literatura infantil para o ensino de Matemática, o desenvolvimento da criação de histórias para o ensino de localização. Nosso objetivo foi identificar o conhecimento de professores de Educação Infantil no processo da criação de uma história para o ensino de localização. A metodologia utilizada para a realização do processo formativo foi o Design Experiment e o referencial teórico utilizado para a análise foi o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge – MTSK. De modo geral, identificamos que o processo formativo para a criação de histórias promove a reflexão dos docentes sobre os domínios e subdomínios do MTSK, essenciais para que haja um bom desempenho em sala de aula. Consideramos ainda que a criação de histórias é um recurso para o desenvolvimento de ações formativas.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Souza de Alencar, E. ., Cleyde da Cunha, A., Ribeiro, M., & Soares, M. R. (2021). ALI, AQUI E ACOLÁ: O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE LOCALIZAÇÃO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(2), 47–61. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i2.16004