TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO CEARÁ

Autores

  • Bruna Rodrigues Mesquita Universidade estadual Vale do Acarau
  • Márcio Nascimento da Silva
  • Francisca Cláudia Fernandes Fontenele

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.16050

Resumo

Este artigo tem como motivação identificar como os cursos presenciais de licenciatura em Matemática de instituições públicas do estado do Ceará lidam com os saberes ligados às Tecnologias Digitais (TD) e, em especial, a produção de vídeos didáticos. Para tanto, procedemos com a consulta aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e a questionários online aplicados aos coordenadores dos respectivos cursos, o que caracteriza, segundo Creswell (2010), uma pesquisa de caráter misto (quantitativa e qualitativa) com abordagem de triangulação concomitante. Ao todo foram identificados treze cursos e seus respectivos PPC. Na aplicação do questionário, houve retorno de nove cursos por meio de seus coordenadores. Com a análise dos PPC e das respostas ao questionário, percebe-se que há bastante terreno para avançar no que se refere ao uso de TD e de vídeos durante a formação inicial do professor de Matemática no Ceará. Além disso, os representantes dos cursos deixaram algumas pistas que podem ser pontos de partida para outras pesquisas, investigando as possibilidades e cenários nos cursos de licenciatura em Matemática no estado do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Rodrigues, B., Nascimento da Silva, M. ., & Fernandes Fontenele, F. C. (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO CEARÁ. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(2), 77–96. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.16050