INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

  • Tiago Nery Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Divanízia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Marlene Alves Dias PGECM- IFCE

Resumo

Neste artigo investigamos o desenvolvimento da aprendizagem de alunos em situações de ensino desenvolvidas em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre conceitos referentes ao conteúdo razões trigonométricas no triângulo retângulo, a partir de conteúdos aplicados à Física, para identificar indícios de uma aprendizagem significativa. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa e teve uma metodologia de abordagem do tipo qualitativa, com elementos do Design Experiment e os dados analisados a partir da análise textual discursiva. Considerando os princípios que determinam a aprendizagem significativa, concluímos que a UEPS proposta sobre razões trigonométricas em um triângulo retângulo tornou-se um material potencialmente significativo, uma vez que foi importante para as estruturas cognitivas idiossincráticas dos alunos.

Biografia do Autor

Tiago Nery Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho.

Publicado
2022-05-13