OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA, A MODELAÇÃO E O CONCEITO DE INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.16266

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa de doutorado que buscou investigar de que forma futuros docentes de Matemática percebem a introdução do conceito de integral, a partir de uma prática pedagógica desenvolvida por meio da Modelação e fundamentada no quadro teórico dos Três Mundos da Matemática. Tendo cunho qualitativo e sendo caracterizado como um estudo de caso, este trabalho começou com a aplicação de uma atividade de Modelação, junto aos alunos de uma turma da disciplina de Cálculo II, de um Curso de Licenciatura em Matemática. Posteriormente, foi proposto um questionário aos acadêmicos cujas respostas dissertativas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos apontam que os acadêmicos puderam iniciar o estudo do conceito de integral a partir de já-encontrados provenientes dos mundos Conceitual Corporificado e Operacional Simbólico. Ademais, os futuros docentes consideraram que experiências corporificadas trazem mais sentido para as aulas e que construções pedagógicas que não priorizam manipulações algébricas e definições formais são capazes motivar o processo de aprendizagem, podendo, inclusive, ser fonte de inspiração para sua futura atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal Farroupilha

Matemática

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

da Silva Bueno, R. W. (2022). OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA, A MODELAÇÃO E O CONCEITO DE INTEGRAL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(1), 170–191. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.16266