UMA APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO DE LAPLACE NA AUTOMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.16785

Resumo

Este trabalho versa sobre a aplicação da teoria qualitativa de equações diferenciais parciais na automação, com ênfase na teoria das funções harmônicas. O problema deste estudo envolve a necessidade de locomoção de um robô até um gol, desviando de certos obstáculos inseridos numa quadra. Para atingir tais objetivos, utilizou-se as propriedades qualitativas das funções harmônicas, conhecidas como propriedade da média e princípio do máximo. A parte prática da pesquisa, sucedeu-se da realização de modelagens do problema nos softwares Excel e AutoCAD. As modelagens evidenciaram que de fato o robô se locomoveu até o gol. O uso do Excel foi importante, pois este dispõe do recurso de escala tricolor, que transmite uma representação bidimensional do estudo, isto é, a ilustração da trajetória do robô através da variação de cores ao longo da quadra. Já o AutoCAD, possibilitou a efetuação de simulações tridimensionais por meio do emprego de superfícies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Costa, Universidade Federal de Sergipe

Discente de Matemática (Licenciatura) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente selecionado para pesquisa de Iniciação Científica com bolsa da COPES/UFS, no plano de trabalho intitulado: Teorema de Liouville para funções harmônicas. O referido plano é vinculado ao projeto "A propriedade de Liouville", sob orientação do professor Doutor Disson Soares dos Prazeres. Estudante participante do Grupo de Pesquisa em Equações Diferenciais Não-lineares - GPEDN, onde atua na linha de pesquisa envolvendo Teoria de Regularidade para Equações Diferenciais Parciais Não-lineares

Rafael Costa, Universidade Federal da Paraíba

É graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Atualmente é aluno de mestrado em Matemática na Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse na área de análise com ênfase em Equações Diferenciais Parciais Elípticas e Parabólicas.

Manoel Santos Neto, Universidade Federal de Sergipe

Natural de Porto da Folha-Sergipe, nascido em 11/05/1999. Ingressou na graduação de Matemática na Universidade Federal de Sergipe em 2017. Atualmente é membro do grupo de pesquisas em EDP, do departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Meus interesses são nos estudos das propriedades qualitativas das equações diferenciais parciais elípticas.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

dos Santos Costa, B., Ramos Santos Costa, R., & Rodrigues dos Santos Neto, M. . (2022). UMA APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO DE LAPLACE NA AUTOMAÇÃO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(2), 107–124. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.16785