A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS)

Autores

  • Tiago Nery Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Divanízia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v1i1.4507

Resumo

A inserção das tecnologias da informação e comunicação nas escolas é um processo que já foi iniciado, e que vem modificando o perfil do processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, procurando inserir tais tecnologias em sala de aula, tivemos como objetivo analisar as respostas de alunos referentes a questionários aplicados durante o desenvolvimento e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), utilizando o software GeoGebra na aprendizagem do conteúdo triângulos retângulos congruentes. Neste trabalho utilizamos como aporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e como metodologia, de natureza qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de um questionário aos sujeitos da pesquisa, que foram 16 alunos participantes do projeto de extensão intitulado “Nivelamento” do campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe. Com base nos resultados das atividades realizadas e nas características de uma UEPS citadas por Moreira (2011), o software GeoGebra pode ser um material potencialmente significativo, pois demonstrou ser uma ferramenta que proporcionou melhor captação de significados, compreensão de conceitos, melhor capacidade de explicação, relacionou conceitos e aplicou o conhecimento adquirido para a solução de situações-problema.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Nery Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho.

Divanízia do Nascimento Souza, Universidade Federal de Sergipe

Divanizia do Nascimento Souza concluiu o doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Mestrado em Física na Universidade Federal de Sergipe em 1997. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada (experimetal), e também em Ensino de Ciências e Matemática. Linhas de pesquisa: Dosimetria das radiações; Física Médica; Instrumentação científica; Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada; Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática. Gerado pelo Sistema Interlattes CV-Resumé

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Nery Ribeiro, T., & do Nascimento Souza, D. (2016). A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS). Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 1(1), 36–51. https://doi.org/10.34179/revisem.v1i1.4507